A Ousadia de Ser você | Mamãe Recomenda

14 de maio de 2010

A Ousadia de Ser você

Sempre que preencho novos cadastros paro no espaço "Quem sou" ou "Fale de vc". Esse espaço é de fato muito curioso, pois nos faz pensar em como realmente somos e do que gostamos, e como queremos que as pessoas nos vejam.
Ser nós mesmos é uma ousadia, uma afronta, pq na maioria das vezes precisamos usar o "uniforme" da sociedade.


No maravilhoso texto de Mariah de Olivieri do site de Filosofia Espaço Ecos Vânia Diniz, site do qual sou fã, ela fala sobre isso.
"(...)Somos estimulados a não pensar e a não decidir. Para isso existe uma infinidade de profissionais como a nutricionista, que nos diz o que devemos ingerir (nosso gosto, onde fica?); o terapeuta, que nos “esclarece” sobre determinada emoção ou comportamento; o estilista, que sentencia a cor da moda (...)"
O filosofo alemão Emanuel Kant, em 1784, usava a máxima "Atreva-te a saber", Enfrentar a vida e as situações sem ser coagido e direcionado pelo “meio”. Kant profere que é da vocação de todo homem pensar por si próprio. O indivíduo é dotado de liberdade, precisa aprender a usá-la sem receio. Se houver quem pense por nós, não teremos a necessidade de nos preocupar e nos ocupar conosco. Assim, não precisamos pensar nem decidir, outros por nós o farão; afinal, é tão cômodo! Somos conduzidos a sentir medo e a não confiar em nossa sabedoria. Somos reféns de nossa falta de ousadia.
Pensar por si soa perigoso. É penoso fazer uso do próprio intelecto, afinal, não fomos educados nessa direção. Apenas poucos conseguem, com a catequização do próprio espírito, caminhar a passos seguros. Afastar-se do rebanho, causa dissabores impronunciáveis. Ser original, criativo, soa profundamente ameaçador. Somos estimulados à passividade, a acomodação, ao não questionamento, ao não raciocínio. À obediência.(...)
O sabido Kant questionava justamente o conteúdo desse espaço no seu perfil. Você é sincera ao descrever-se? E diante de si mesma? Consegue enxergar a si mesma, sem esse "uniforme"?
Admitir ser diferente pode isolar você do seu meio, mas pode abrir as portas para um novo, muito melhor, onde de fato você se sentirá feliz!
Então, atreva-se a saber! Ouse ser você!

imagem: Blog Gastronómicas / Fonte: Espaço Ekos Vânia Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger