Sonho x Realidade | Mamãe Recomenda

14 de julho de 2010

Sonho x Realidade

Há algum tempo, assisti o filme "O Labirinto do Fauno" do diretor Guilhermo Del Toro. Eu já devia ter feito um post sobre esse filme, primeiro porque adoro esse filme, depois porque trata-se de uma obra-prima. Não, pelos inúmeros prêmios que ganhou, inclusive 3 Oscars, mas pela maneira como impressiona quem o assiste. Talvez a sinopse espante as pessoas, que não gostam muito de filmes fantásticos, porém, se você abrir uma exceção, certamente, mudará de opinião.


Labirinto1O filme tem como cenário a Guerra Civil Espanhola e narra a história de uma menina, Ofélia, que parte com a mãe para um acampamento militar onde seu novo marido, um sanguinário capitão franquista, combate rebeldes anarquistas e republicanos escondidos na floresta. Nesse cenário violento, Ofélia encontra um labirinto onde vive um fauno. Este, se assemelha ao deus grego Pã, sátiro deus dos pastores, caçadores e dos rebanhos que devido a sua conduta assumiu-se como um deus pagão. Após examiná-la, ele afirma ser ela a princesa desaparecida do reino subterrâneo do qual o labirinto é apenas o portal. Para conseguir obter a volta para seu mundo, Ofélia é, então, obrigada a executar três tarefas dadas pelo Fauno. O filme mistura fantasia e realidade, e o final pode ser feliz para os otimistas ou trágico para os pessimistas/realistas.

Labirinto-do-fauno
É preciso alertar, que não se trata de um filme para crianças. Aliás, muito adultos, um pouco mais sensíveis, poderão se chocar com algumas cenas. Trata-se de uma fábula sombria, recheada de metáforas e alegorias. É forte e violento, mas ao mesmo tempo, fascinante e surpreendente.
Os atores são fantásticos. A atuação é tão boa, que o vilão, que faz parte da realidade (Sergi Lopez.), é o ser mais asqueroso e repugnante, apesar de todas as criaturas esquisitas do filme. A menina Ofélia (Ivana Baquero) dá um show de interpretação.

fauno
Apesar da mensagem original, ter um fundo politico-social, eu acho que a mensagem mais importante mesmo é que não importa a realidade que você é obrigado a encarar; se você sonha e acredita numa vida melhor, o sofrimento não te abaterá, nem desviará o seu caminho.
Assista, eu recomendo mesmo! Você, com certeza,
vai se surpreender.

Fonte: Wikipedia/ Imagens:Adoro Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger