Inveja e suas faces | Mamãe Recomenda

13 de julho de 2010

Inveja e suas faces

A inveja é um pecado capital. E se pecado capital condena, não haverá uma alma, se quer, no paraíso. Não há no mundo, quem não cobice o sucesso, a beleza, a competência, a felicidade, a riqueza do outro. Muitos irão negar. Mas, a inveja é inerente ao ser humano. 

cobiça

A fase da nossa vida em que mais sentimos inveja, é na infância. As crianças só desejam o que é do outro. Um brinquedo, a comida, a roupa, o colo... Esse sentimento é visto até com um pouco de graça.  Dependerá da educação e do exemplo, que ela aprenda, conforme cresce, a ter seus próprios sonhos e a lutar pelos próprios objetivos. 

"O espírito condena tudo o que não inveja."
Paul Valéry

O precavido utiliza-se do sucesso do outro como a materialização daquilo que ele sonha. Ajudando-o a trilhar o caminho seguro e certeiro para alcançar o que deseja. Da mesma forma, que existem pessoas, que  se incomodam e sofrem com o sucesso alheio. Eis a inveja destrutiva, que se torna um castigo diário e infindável. Coisa feia e vil, que consome quem a sente, transformando a vida num eterno sofrimento. Faz o indivíduo ser tão obstinado para alcançar o que o outro alcançou, só que, embora ele até alcance o seu objetivo, jamais se sente realizado.


"Nunca grite alto a sua felicidade
Pois a inveja tem sono leve."
Rafael Anizio

 inveja
Se a inveja tem pai e mãe, esses são  o orgulho e a vaidade. Sentimentos presentes naqueles que fazem questão de ostentar o seu sucesso, não como forma de compartilhar suas conquistas com os amigos e familiares, mas como uma maneira humilhar,  evidenciando ainda mais as diferenças sociais. Essa ostentação, motivada pela vaidade e pelo orgulho -  é a verdadeira geradora da inveja e da violência.


"Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer."
Fernando Pessoa
Não há pecado nenhum em lutar por uma vida melhor. Não há nada de errado em inspirar-se no outro para vencer e prosperar. Mas, para alcançar o verdadeiro sucesso e a real satisfação em vencer, é necessário combater  as mazelas da alma e fazer o bem, sempre, sem olhar a quem, sem ostentar a ninguém.

3 comentários:

  1. Olá, Marcia!
    Realmente, não há pecado em inspirar-se nos outros para buscar uma vida melhor. Entretanto, muitos usurpam os outros por uma vida melhor, aí sim estão mais do que errados!
    Obrigado por sua atenção com nosso blog, esperamos que não se importe, mas passamos a seguí-la! É um grande prazer conhecê-la, pois seu blog é bem bonito, parabéns!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  2. Marcinha, minha linda!!!
    Adorei esse post!
    Quando temos admiração pelas conquistas alheias e nos inspiramos nelas para obtermos sucesso, não podemos encarar como inveja...diria até que é uma "inveja saudável"... Agora, ver uma pessoa condenando as conquistas de outra, acreditando que elas não são por merecimento e sim por sorte...a inveja destrutiva surge...Minha mãe dizia que é o olho gordo! E que este é o que derruba mesmo...rsrs
    Graças a Deus, sou do tipo de pessoa que fica feliz com o sucesso e conquistas dos outros...
    Muito bom mesmo, amiga!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Márcia,acredito que se inspirar no sucesso dos outros não seja inveja.Inveja é quando não se reconhece a capacidade do outro em chegar em determinado patamar ou por ter conquistado algo.Sentir esse tipo de sentimento,no caso o "despeito" não é nada saúdavel para quem o tem.
    Bjos

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger