A fórmula do sucesso | Mamãe Recomenda

27 de julho de 2010

A fórmula do sucesso

carrey
Vou aproveitar o clima cinematográfico e falar de um ator famoso por suas comédias. Sinceramente, gosto dele atuando em dramas. Com uma história de vida inspiradora: Jim Carrey.
Ele é protagonista de alguns dos meus filmes prediletos. Antes de conhecer seu talento dramático, confesso que achava suas performances bem exageradas. Mas, minha simpatia por ele se intensificou, quando assisti uma entrevista no excelente Inside the Actors Studio.  É uma história de vida sensacional, é um exemplo de determinação.



maskara
Nascido no Canadá, ele passou por muitos desafios para tornar-se a estrela de milhões de dólares. A mãe era maníaca depressiva. O pai não era nada obstinado  com seus projetos, o que levou a família inteira a ir morar num ônibus abandonado. Jim, aos 12 anos,  trabalhava num fábrica limpando banheiros 8 horas por dia e depois ia para a escola. Essa experiência o fez jurar que ia mudar sua vida. Suas loucas performances foram criadas como forma de animar a mãe acamada, e mais adiante o pai, que também sucumbira  numa depressão profunda ao ver os filhos passando tanta necessidade.
Sua primeira apresentação foi um desastre. Vaiado e ridicularizado, usava um terno amarelo confeccionado pela mãe. Mais tarde, um terno amarelo igualmente horroroso consolidaria o seu sucesso no filme o Máscara.
O ator tinha estabelecido sua meta: ser famoso. Enquanto amargava uma vida difícil, ao seguir para Holliwood em busca da sua meta, ele desenhou um cheque num cartão de arquivo e preencheu  no valor de 10 milhões de dólares nominal a si mesmo datado para o dia de ação de graças de 1995. Pouco antes do prazo, três dias antes do seu pai morrer, Jim recebeu o convite para atuar como Máscara por 10 milhões de dólares, o que deixou o pai muito orgulhoso e feliz. Percy Carrey foi enterrado com o cartão feito por Jim. O resto da história todo mundo conhece.

No site de Jim Carrey você pode ver fotos dele e de sua família, fotos incrivelmente íntimas, que não se vê em revistas, bem como vídeos de suas primeiras apresentações ainda menino. É bem bacana. Vale a pena conferir! (recomendo uma boa conexão, porque o site é muito legal, mas é bem lento!)

tapete-vermelho
Contra todas as possibilidades, Jim Carrey chegou onde queria. Isso prova que todos nós temos as mesmas oportunidades, basta dedicação.
Antes de contestar,  o talento e sorte também ajudam, mas os dois também são estão disponíveis para quem tem muita determinação. Embora, muitas pessoas acreditem que o talento seja nato, quem se dedica muito a qualquer atividade pode realizá-la com a mesma qualidade. Além disso, talento sem foco, não leva a lugar algum!

Caso Jim Carrey tivesse ficado no Canadá, provalvelmente não teria chegado onde chegou. Além do talento, da sorte, da dedicação, ainda devemos estar no lugar certo! Parece bem dificil. E de fato é. Mas, não impossível.
Por exemplo, se analisarmos a trajetória do presidente Lula, veremos que apesar dele ter talento para a oratória popular e ser conhecido há muito tempo, ele só conseguiu chegar onde queria, depois de ser bem  "treinado" e "orientado" para isso.

Na matéria "O segredo do Sucesso" da Revista Superinteressante, quem se dedica, com afinco, 10 mil horas a qualquer atividade, será boa nela. Inclusive, há uma fórmula para o sucesso: Motivação+treino+autocontrole+sorte=sucesso

E você? O que anda fazendo para alcançar o seu sucesso?

Um comentário:

  1. Marcinha, minha amiga!!!
    Que delícia de texto! Viajei nele e, como você, também adoro o Jim Carrey! Linda a história dele, né? Quando o vejo, seja em filmes ou entrevistas, percebo o olhar de uma pessoa afetuosa e que tem muito amor pela família. É uma simplicidade que me parece nata. Concordo com você, amiga: de nada valem os sonhos se não tivermos determinação para realizá-los. São sonhos possíveis que conciliados ao talento podem levar à lugares jamais percorridos.
    Grande beijo, minha amiga. Maravilhoso o texto e o seu olhar...
    Jackie

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger