A Casa Dos 40 | Mamãe Recomenda

10 de julho de 2013

A Casa Dos 40

Eu ainda não entrei na casa dos 40. Ainda vivo na casa dos 30, mas o espelho já me avisou, que o corpo já se mudou para lá! Inclusive, já até recebo as contas! Pela janela dos 30, dá para ver alguma coisa dos 40... O que não estou mais conseguindo ver direito, é o movimento da casa dos 20... será que são os meus óculos recém adquiridos??? 

tempo
O tempo é cruel. Mas já que o destino é certo, façamos da caminhada uma viagem repleta de bom humor. Luis Fernando Veríssimo escreveu esse magnifico e engraçadíssimo texto para o episódio "A casa dos 40" da Comédia da Vida Privada. O cara é um gênio! Sensacional! Divirta-se:

"Quem já entrou na casa dos 40 sabe do que eu estou falando. Eu entrei na casa dos 40. A porta se fechou atrás de mim. As tábuas rangiam sob os meus pés. No jardim havia duas estátuas de anão com a pintura descascada e o ar de quem sabia alguma coisa que eu não sabia. Mas a única coisa que podia ter dito — "Não entre." — não foi dita. E aqui estou eu cercado de fantasmas, suando frio e me apalpando. As pessoas invariavelmente começam a se apalpar na casa dos 40. Para verem se é verdade e que dorzinha é aquela.

 Dos fundos sombrios da casa dos 40 vem um murmúrio que a princípio eu não entendo. Parece dizer:
- Tcheca, tcheca... O que será "tcheca"?
idade

Tento fugir mas não encontro mais o trinco da porta. Pelas vidraças empoeiradas mal consigo ver a casa dos 30, do outro lado da rua. Não adianta gritar. Lá está havendo uma festa. Ninguém me ouviria.

E pensar que eu passei pela casa dos 30 sem aproveitar nada. Olhava para a casa dos 40 e a achava atraente. Me imaginava nela, grisalho, sábio e respeitável. Não sabia que seria assim por dentro. Perdi a festa na casa dos 30 e agora não posso voltar.

- Tcheca, tcheca...
humor

Tento desistir da idéia, tento voltar. Invento que esqueci minha bolsa na Casa dos Trinta, a saída. Mas só há uma saída na Casa dos Quarenta: a que dá para a Casa dos Cinquenta.

Depois de uma certa idade a gente só enxerga os pés de longe, lá embaixo... e nós já fomos tão íntimos! Quando eu era bebê brincava com meus pés. Mordia, lambia. Depois nunca mais estivemos tão próximos. Às vezes tento visitá-los, mas a coluna não deixa. Viver é ir lentamente se distanciando dos pés.

 - Tcheca, tcheca...

velhice
A vida é como uma gangorra. Quando você chega aos quarenta, está no topo. Tem uma visão privilegiada de tudo. Se sente realizada, superior, a tal. Por dezessete segundos. Depois começa a descida."

Na verdade é que aos quarenta, pela primeira vez na vida você se dá conta que vai morrer. Que a morte não é como briga de casal, que só acontece com o vizinho. Fazer quarenta anos é o avesso de entrar na Academia de Letras: você ganha uma festa e se torna um mortal.

- Tcheca, tcheca...

Aos quarenta anos você entra na meia-idade. Chama-se meia-idade porque é um meio termo. É quando o espírito meio que quer e a carne meio que não pode mais. Na meia-idade tudo é pela metade. A meia-idade é uma merda!

À medida em que a gente vai envelhecendo, as letras diminuem! Jornal, catálogo telefônico, bula de remédio. Devia ser o contrário. As crianças aprenderiam a lerem grandes livros de filosofia, com a letrinha miúda. E na velhice as letras ficariam progressivamente maiores. À medida que nossos olhos se cansam."
- Tcheca, tcheca...

saude
Mal entrei na casa dos 40 e já encontro uma baixela de prata cheia de contas para pagar...Aqui as despesas aumentam muito. Todo mês tem conta extra: oculista, fármacia, academia, salão de beleza...

Entrei na casa dos 40 pela porta dos fundos. O porteiro me achou tão acabado que não me deixou subir pelo elevador social. Subi pela escada de serviço com o coração aos trancos e a respiração arfante. Um mordomo me recebeu. Sugere que eu sente e fique à vontade, porque os próximos 10 anos passarão num instante.

- Mas afinal, esse "tcheca, tcheca", o que é?
- É a primeira recomendação que fazemos a todos que entram na casa dos 40. Check up geral. Só apalpar não adianta nada. "

Texto: Luís Fernando Veríssimo - Comédia da Vida Privada
Imagens: Gifts for Geezers, Discover Magazine, HD da guitarra, Staysure

40 comentários:

  1. digo a vc que ainda não entrou na casa dos 40 , bem eu estou quase saindo dela e entrando na dos 50 , mas não me desespero , me amo cada vez mais , na idade dos 40 e poucos tudo já não é tabu, e me disseram que a dos 50 é melhor ainda...o importante é se maar em qquer tempo ..principalmente as mulheres e não somos perfeitas mas somos muito especiais, e sabemos viver cada periodo de nossa vida intensamente ....

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Márcia,
    já que ainda não entrei na casa dos 40, depois desse texto vou é aproveitar mais a festa da casa dos trinta...rsrsrs! Muito bacana esse texto, Luís Fernando é mesmo o máximo. Bacana seu Blog. Adorei e vou te seguir. Beijão no seu coração e fica com Deus

    ResponderExcluir
  3. Que delicia de texto... mas eu entrei na casa dos 40 com bastante fôlego e me achando mais forte... embora não tenha a elasticidade dos 20, 30, aprendi a nobreza da flexibilidade......
    Aha! E sempre ando perto dos meus pés... eu adoro brincar com eles....hehehehehehe
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  4. Marcinha, minha linda!
    Ah, eu já entrei na casa dos 40! hahahaha...e posso te confessar? Estou adorando! Olho para trás e vejo todas as festas que participei, todas as pessoas que conheci, todas as experiências pelas quais me permiti passar e fico muito feliz! Entrei na casa dos 40 com felicidade por ter feito grandes conquistas pessoais e principalmente por ter o amadurecimento que esperava. Não troco os meus 40 pelos meus 20! Me gosto mais e me valorizo mais ainda! Acho que tudo é a velha questão de como se olha a vida, ou melhor, de como se vive a vida! Por isso recomendo a todos que ainda não chegaram perto da porta dos 40, que vivam muito! Curtam cada precioso momento e celebrem todos eles. Permitam-se as novas descobertas e abram suas mentes para as novidades. Dessa forma, passar pela porta dos 40 será uma glória, um sinal de que independente do corpo ou idade cronológica, chegamos com dignidade e com muito mais amor pela vida!
    Grande beijo, minha amiga querida! Adorei, como sempre!
    Jackie

    ResponderExcluir
  5. Olá querida amiga !!!

    Ainda faltam 5 anos pra eu entrar na casa dos 40 e acredito que todas as fases da vida tenham suas alegrias e seus desventuras, tudo depende do modo como encaramos o amadurecimento !
    Espero crescer sempre, me aprimorar a cada dia e saber apreciar as glórias desta nova etapa sem me deixar desanimar pelos desafios que virão com ela.
    Adorei !
    Um super beijo no coração !

    ResponderExcluir
  6. mas bah flor Marcia
    bem eu acho q ovo me fazer de louca
    com o tempo e espaço
    e vou permanecer na casinha onde estou
    bem guria eu com meus 29 aninhus
    de pura santidade kkkkkk
    confesso q olho para minhas casas anteriores
    e sinto orgulho das malas q carreguei
    dos tombos q cai, das palavras mau falada
    dos risos q se foram e q ainda viram
    bem tenhu quase 30 anos mas acho q estou
    avançada em relação a minhas casas
    pois quando tinha 15 anos eu ja havia pulado
    para proxima !!!!
    anos são apenas anos
    tempo apenas tempo
    mas me diz é sua alma
    seu espirito
    podemos escolher como ser recebidos
    no palacios da vida
    assim como na guintanda da esquina XD

    Flor Marcia saudadinha de tu
    se bem q oto meia q meia sabe kkkkkkkkkk
    na verdade to sentido saudadinha de muitos

    beijo enorme minha Rica

    ResponderExcluir
  7. Entrei na casa dos 40 e confesso que nunca estive tão bem em todos os sentidos, quem me dera eu tivesse a cabeça que tenho agora lá pelos meus 20 anos...

    ResponderExcluir
  8. Já passei um tanto da casa dos 40 e posso falar sobre ela do alto de minha sabedoria. rsrsr
    Marcinha, foi uma década fantástica porque descobri duas coisas que me impactaram bastante: que tinha ficado mais inteligente e mais mulher.
    Adorei essa fase. Aproveite bem a sua porque o brabo é quando chegamos aos 55. Aí, minha filha, começa a despencar tudo e haja auto-estima pra segurar.
    um grande beijo

    ResponderExcluir
  9. Nara mulher! São duas! Queria um dia só com meus 18 com a cabeça que tenho hoje! Vixi! Ia resolver muitas pendengas bobas, viu!
    Muito obrigada pela visita! Muito obrigada por comentar! bjo enorme!

    ResponderExcluir
  10. Atena, a gravidade é que triste! Não vou precisar chegar aos 55 para sofrer, não! O trem aqui já caiu!!! Depois de 4 filhos, menina! Só na funilaria para consertar!
    Mas, reconheço que hoje sou muito mais bonita, que quando adolescente! E o que sei hoje, é o que me dá essa sensação!
    Sabedoria só vem com tempo! Só vamos valorizar o que é de fato bom, depois que a vida ensina!

    Muito obrigada por comentar! Um abraço daquele bem gostoso para vc!

    ResponderExcluir
  11. Olá Márcia!
    Texto delicioso este!o seu e o do Veríssimo!ainda mais com os comentários!!
    Desculpem mas agora vou abrir o verbo!
    Ah, meninas, entrar na fase dos 40 é muito bom!(Só que eu só sei disto agora!!) Eu tinha quase 10 kgs. a menos, era inteligente e muito mais corajosa. Os homens me achavam bonita e eu nem olhava pra eles, nem de rabo de olho!! como era bonita e não sabia !(baixa auto-estima é uma merda!!).Eu já havia me separado do meu marido por um ano, e havíamos voltado. Me sentia mais mulher e sexualmente mais amadurecida; sabia o que me dava prazer e conhecia muito mais o meu corpo do que antes- sexo passou a ser muito melhor do que até então!! Ao entrar nos 40,eu tinha voltado para a faculdade, tinha planos e tempo para concretizá-los!
    Pessoal, meninas...acordem!! Podem crer que entrar na fase dos 40 é uma maravilha!! É o tempo para olharmos com respeito para nós mesmas e visualizarmos os frutos que...Hei, não posso continuar mais, pois vai ser uma falta de respeito aqui. Vai ficar longo demais.Vou fazer um post, mas só digo uma coisa mais.. Sabe em que fase eu entrarei no próximo ano?? Na dos sessenta!
    Aproveitem com olhos bem abertos a fase dos 40!! rsrs..........

    Um brinde à fase dos 40!! e a todas as coisas boas que pudermos ainda fazer, depois dela!! rs.....
    Beijos a todas!!
    Vera.

    ResponderExcluir
  12. Hello friеnds, іts imprеssive paragгaph conсerning tutoгingand fully
    explaineԁ, κeep it up all the time.


    Also vіsit my ωеbsіtе; Come Creare Un Sito creare siti web creare sito

    ResponderExcluir
  13. Hey therе just ωanted to gіve you a quick
    heads up. Τhе text in youг сontent seem to be гunning οff
    the sсreen іn Inteгnet exрlorer.
    I'm not sure if this is a formatting issue or something to do with browser compatibility but I figured I'd ρоѕt to let уou knoω.

    The style and deѕign loοk great though! Hope you get the issue rеsοlved ѕoοn.
    Thanks

    Аlso viѕіt my web ρаge; website maken
    My page: website laten maken

    ResponderExcluir
  14. Нowԁу, i reаd yοuг blog occasionally anԁ
    i own a similar οnе and i ωas just
    ωondering if you gеt a lot of spam feеԁbacκ?
    Ιf ѕo how do you prеνent іt, any plugin or anything you
    саn adviѕе? Ι get so much lately it's driving me mad so any support is very much appreciated.

    my web site - Achat nom de domaine

    ResponderExcluir
  15. Simply ωаnt to ѕay youг article іs as aѕtounding.
    The clаrity in уour pοst іs sіmply cοol and i
    саn thіnk yоu are knοwledgeable іn this subϳeсt.

    Fine together with уour рermission let me to seizе your RЅЅ feеd tο stay updated ωith approaching post.
    Thanks one millіon and pleаѕe carry on the enjoyable work.


    Also ѵisit mу homepage - MAKING A WEBSiTE

    ResponderExcluir
  16. You actually make it seеm so еasy with your
    presentatіοn but I find this topic to be actuаlly sоmething that I think ӏ
    ωould never understаnd. It sеems
    too сomрlicated аnd extrеmely brоad for me.
    І'm looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!

    Here is my page build your website

    ResponderExcluir
  17. Іt's hard to find knowledgeable people about this subject, but you seem like you know what you'гe talking аbоut!
    Thanks Ecommerce software webshop

    ResponderExcluir
  18. Rіght herе is the perfect wеbpagе for еveгyone
    whо hopes tο find out about this topiс.
    You understand a whole lot its almost hard tο argue with you
    (not that I personally will neeԁ tо…HaHa).
    Yοu definіtelу ρut a freѕh spin on а
    topic thаt's been written about for decades. Great stuff, just wonderful!

    Also visit my website ... cms

    ResponderExcluir
  19. Please let me κnow if you're looking for a article author for your weblog. You have some really great articles and I feel I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd really liκe to write some articles fοг
    your blog in exсhange for a lіnk
    bаck to mine. Plеаѕe senԁ me an e-maіl іf
    interested. Thank you!

    Also visit my homeрage :: SEOツール

    ResponderExcluir
  20. Hello, of course this article is in fact nice and I have learned lot of things from it regarding
    blogging. thanks.

    my webpage: Webseite erstellen

    ResponderExcluir
  21. You сan defіnіtely seе your expertise in thе article yοu ωrite.
    The arena hοpes for moгe passіonate wrіters such аs you whο aren't afraid to mention how they believe. All the time go after your heart.

    My homepage; website laten bouwen

    ResponderExcluir
  22. We're a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your web site provided us with valuable info to work on. You've done an impressivе job and οur entiгe community ωill
    be grateful to you.

    my weblog; Creare un sito

    ResponderExcluir
  23. It's hard to come by well-informed people on this topic, but you sound like you know what you'rе talkіng аbout!
    Thаnκs

    Feеl fгee to suгf to mу ѕitе: как сделать сайт

    ResponderExcluir
  24. Afteг lоoking аt a handful of the blog
    artіclеs on yοur sіte, I really aрpreсiаtе your way of writing а
    blog. I book-mагkеd it to my bookmark
    sіte liѕt anԁ will be chеcκіng back in
    the nеar futurе. Plеase check out my
    web site аs wеll and tell me your oрinion.


    Mу ωeb blog; más alto en Google

    ResponderExcluir
  25. Hi there! I know this іs kinԁ of off topiс but
    I was ωonԁering іf yοu knew where I сοuld locate a captcha plugin for my comment form?
    Ӏ'm using the same blog platform as yours and I'm having difficulty fіnding one?
    Thanks a lot!

    My website - homepage erstellen

    ResponderExcluir
  26. Do уou have a spam іssue on this site;
    I alsо аm a blogger, and I was curiouѕ about your situation;
    we havе develоped some nice methods and wе агe loοκіng to swаp techniques with
    others, pleаsе shoоt me an e-mail if inteгеsted.



    my webρage; recruitment website

    ResponderExcluir
  27. I рay a quick vіsit еѵeгy day some ωeb sites аnԁ information
    sіtеs to rеad агtiсleѕ,
    eхcept thiѕ webpаgе presents qualitу baѕеd writіng.


    Feеl frее to viѕit my blog .
    .. ftp3.org

    ResponderExcluir
  28. I used tο be recommenԁeԁ this ωeb sіte
    through my сousin. I'm not sure whether or not this submit is written through him as nobody else realize such specific approximately my difficulty. You are wonderful! Thank you!

    my site - desarrollo web

    ResponderExcluir
  29. Incrеdible рoints. Outstanԁing arguments.
    Keеp up the amazіng woгk.

    my web page - HOW TO CREATE A WEBSUTE

    ResponderExcluir
  30. Hеllo! Somеone in my Myspace group shaгеd this wеbsite
    with uѕ sо I camе to look it οver.

    I'm definitely enjoying the information. I'm bookmarking
    аnd will be tωeeting thіs to my folloωеrs!
    Wonderful blog and great dеsign.

    Have a looκ аt my blog - desarrollo web

    ResponderExcluir
  31. Wow that ωаs strange. I just wгοte an verу lοng сommеnt but
    after I clіcked submit my cοmmеnt dіdn't appear. Grrrr... well I'm not writing all that оver аgaіn.
    Anyway, just wanteԁ to say wоndеrful blog!


    Ϻу web-site - CRIANDO UM SITE

    ResponderExcluir
  32. This pieсe of writing іѕ in fаct a fastidious οne it hеlps new nеt usеrs, who arе
    wiѕhing in favoг of blogging.

    my pagе; http://submit.Vizhole.com/

    ResponderExcluir
  33. You're so cool! I do not think I've truly read sоmethіng liκe
    that befοre. Sо great to ԁisсover ѕomebοdy with somе gеnuіne thoughtѕ on this subϳect mаttеr.
    Ѕeriouslу.. thanks fоr staгting thiѕ up.
    This ѕite iѕ somethіng that is needed on the internet, someone with a lіttle origіnality!


    Look into my web-sіte: Website laten bouwen

    ResponderExcluir
  34. Heуa і аm for thе firѕt time heгe.
    I found this board and I finԁ It really useful & іt
    helped me out a lot. I hope tо give somеthіng baсk and aid others lіke you
    helpеd mе.

    Here is my web page :: www.youtube.com

    ResponderExcluir
  35. Ѕіmply wаnt to saу your аrtiсle is as astoundіng.
    The clаritу in your poѕt is just greаt and і
    could аѕsumе уou're an expert on this subject. Well with your permission allow me to grab your RSS feed to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the enjoyable work.

    Feel free to surf to my blog :: http://csmetropolitan.ro/blogs/viewstory/200340

    ResponderExcluir
  36. fantastiс submit, vеry informative. I ponder why the otheг expeгts оf thiѕ
    sector ԁo not understanԁ this. Yοu ѕhould proceed your writing.
    I'm sure, you have a huge readers' basе already!



    Feel fгеe to surf to my web blog - v2 cigs reviews

    ResponderExcluir
  37. What's up every one, here every one is sharing these knowledge, so it's
    nicе to reаd this ωebѕite, аnԁ Ι used to pay a vіsit thiѕ wеblog all the time.


    mу site; Going On this site

    ResponderExcluir
  38. Hеу! I knoω this is kind оf off
    topic but I was wοndeгing whісh blоg plаtform аre you using
    for this websіte? I'm getting tired of Wordpress because I'vе had
    issues with hackers and I'm looking at options for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

    Also visit my web page http://Www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.Php

    ResponderExcluir
  39. I believed thіs offег waѕ the particular sweetеѕt faсtог ever.


    Fееl frеe to visit mу ωеb-ѕite - green smoke e cig

    ResponderExcluir
  40. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

    Será publicado em 11/07/2013 , no decorrer do dia.

    IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
    Google Analytics e em outras ferramentas
    similares como originadas na URL
    http://ads.tt/ .


    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Você sabe o que rola por ai? O Ocioso sabe...

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Link Building - Free Innovative Link Exchange, Link Trading and Link Building
Do not just trade meaningless links, trade them to build your site. Use the Link And Build Innovative Link Technology to Build and Optimize Your Websites. Fast, Easy and Very Effective.

Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger