Hoje sou eu quem recomenda | Mamãe Recomenda

21 de julho de 2010

Hoje sou eu quem recomenda

Por Jackie Freitas - Fênix - Mulheres que Renascem

 
Escrever para um blog chamado “Mamãe Recomenda” me faz voltar, inevitavelmente, ao passado. Faz-me lembrar de minha mãe e nos valores a mim passados. Quantas recomendações! Quantos conselhos! Esse retorno ao passado permite que eu resgate aquele olhar atento e curioso, a busca por respostas simples que ficam perdidas ao longo do caminho! Pensar em minha mãe, me faz reconhecer o quanto dela há em mim e o quanto das suas recomendações não dei atenção. 
 
gustav-klimt
Obviamente todos nós, de algum modo, crescemos e seguimos adiante. Alguns não olham para trás, mas a maioria, em algum momento confronta-se com os conselhos da mãe. Não tem jeito, a vida cobra o amadurecimento e se pudermos lembrar o que aprendemos, ótimo; senão, viveremos em busca dessas respostas deixadas no passado. 

Minha mãe sempre gostou do Roberto Carlos. Dia desses escutei “O Portão” e uma saudade invadiu o meu coração. Ouvindo atentamente a letra da música, falando de regresso, senti uma vontade enorme de voltar ao passado e parar em frente ao portão daquela casa e encontrar o que deixei para trás. Claro que é uma forma poética de expressar a saudade que senti de minha mãe! Acho que muitos de nós sentimos esse desejo de, pelo menos em alguns momentos, regressar e ter os braços abertos e calorosos a nossa espera. E quantas vezes eles estiveram assim e nem demos valor? 


Regressar não significou voltar a ser criança, mas rever aquela pessoa que passou anos cuidando de mim, um exemplo de força e garra, minha heroína e musa inspiradora. E foi uma experiência intensa, que provocou grandes emoções e revelações.
mãos
Mamãe nunca fora o tipo de mulher de mostrar fraquezas ou algum tipo de fragilidade. A vida para ela, mesmo que difícil, era um desafio a ser encarado de cabeça erguida! Por isso ela sempre me preparou para ser igualmente forte e valente. Mesmo quando chorava, ela tinha em seu rosto a valentia dos bravos guerreiros! Não desistia jamais! Sempre encontrava palavras otimistas e tinha em seu repertório, um manual próprio de sobrevivência.

Em meu retorno, a encontrei parada naquele portão, com os braços abertos, mas cansados; sorriso de quem estava feliz por me ver, mas um tanto apagado! Aquela guerreira estava visivelmente precisando mais do meu colo do que eu o dela. Nessa hora é que percebemos que o nosso momento de colocar em ação tudo o que nos fora ensinado chegou! É a hora de cuidarmos de quem tanto nos dedicou do seu tempo, da sua juventude, da sua vida. Não podemos ignorar uma pessoa que nos deu tanto amor. O mínimo a fazer é mostrar-lhe que todo o seu trabalho, cuidado e dedicação não fora em vão! 
 
idosa
Minha mãe ainda me ensina muito em sua velhice. Quero poder chegar a sua idade com a mesma dignidade e beleza de caráter. A vida tem o seu ciclo natural e não há como fugir dele. Nascemos, crescemos e envelhecemos. Que Deus possa nos dar a sabedoria para enxergar o momento em que os pais precisam de nossos cuidados, do nosso amor, carinho e paciência. Reconhecer que eles precisam de repouso e um lugar seguro para chamar de lar. Talvez o lar que um dia eles tanto sonharam e lutaram para construir. Uma família de verdade! 
 
rosa
A música ainda ecoa pela minha cabeça e a imagem daquele portão não me abandona mais! Eu voltei mamãe! Não para ficar, porque agora tenho o meu lugar, mas voltei para te buscar e fazer do meu o seu lugar, assim como um dia você fez o seu para mim!
Um dia mamãe recomendou para eu ser feliz e lutar pelos meus ideais. Hoje sou eu quem recomenda: “Largue as armas, mamãe! Não precisa mais lutar! Seja você feliz! Eu estou ao seu lado e não vou nunca te abandonar!”


Imagens: “Arrangement in Grey and Black: The Artist’s Mother” (known as “Whistler’s Mother”), by James McNeill Whistler. / Mother and Child, Gustav Klimt


25 comentários:

  1. Primeiramente dá os parabens a dona do blog por ter escolhido umas das melhores escritoras do diHITT e futuramente a de nome e renome internacional Jackie Freitas.
    A Jackie está fazendo até eu perder a fobia por celulares. Hoje tagarelamos tanto no celular, e falei até com os filhos dela. ahahaha "- Oi tio Diego?!" Foi maravilhoso ouvir aquela voz de criança falando comigo como se me conhecesse de outrora.
    Jackie, só em ver o nome da música, ela veio tocando na minha mente. Eu deixei de ouvir essa música, quis abolir da minha vida. Sabe porque? Quando me vi só nesse mundo, eu nao tinha o tal "portão" para regressar. Eu tive que procurar batalhar pelo meu PORTÃO. E voce sabe da história de cór, nao é?
    Cantar pra você...
    "Linda
    Mais que demais
    Você é linda sim
    Onda do mar do amor
    Que bateu em mim
    Você é linda
    E sabe viver
    Você me faz feliz
    Esta canção é só pra dizer
    E diz"

    E não esquece de dar o abraçao que mandei pro Sinval viu?
    bjao

    ResponderExcluir
  2. Marcinha, minha amiga!
    Em primeiro lugar quero te agradecer pela oportunidade única de escrever para o seu blog! Contribuir, humildemente, com minhas palavras... Você não tem idéia de quanto sentimento coloquei em cada palavra contida nesse texto! Muita emoção mesmo...Minhas lágrimas agora me impedem de enxergar o que escrevo aqui, mas o meu coração ao mesmo tempo que está feliz, chora...Mamãe é tudo na minha vida! É o meu grande espelho, minha alma... Estou agora ouvindo "O Portão" ...tudo o que posso escrever através desse canal maravilhoso, aos amigos queridos e à você, minha amiga, é que a vida é uma descoberta e redescoberta constante...Aproveitem cada precioso minuto ao lado dessa figura que é a mãe!!! Se há um símbolo para o amor, certamente ele está na figura da mãe! E a minha é tudo que tenho como símbolo de amor e Fênix!!! Deus nos abençoe, amiga...e abençoe as nossas mães, pois sem elas esses momentos não existiriam...sequer nós existiríamos...
    Desculpe-me...estou emocionada demais...
    Grande beijo, fique com Deus...Obrigada por permitir essa emoção...
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Marcia

    Você acertou em cheio de ter escolhido a Jackie para escrever no seu Blog, ela é uma super mulher, humilde, com uma sensibilidade enorme para escrever e ajudar aos outros.Sempre me emociono com seus posts e dessa vez nao foi diferente, me fez chorar de novo, pois o que ela escreve vai lá no fundo da alma, como se ela escrevesse para todos nós.
    A nossa mae temos que dar valor, quando era mais nova nao tinha muito essa noção do que minha mae representava para mim,nos brigavamos muito, mais hoje em dia sei seu real significado,amo minha mãe do meu jeito, não troco muitas confidencias, pois é meu jeito e ela tambem nao me ar muita liberdade, mas meu respeito e amor isso ela tem e muito.
    Miga você sabe o quanto te amo, nao precisa nem a gente se ver, esse amor transcende o virtual, pois é uma coisa fraternal, de coração para coração, minha irmazinha do coração.

    Bjs Marcia e a minha miga Jackie

    ResponderExcluir
  4. Eu me sinto muito feliz de ter escolhido uma pessoa tão especial como a Jackie para escrever aqui. Nem vou repetir todos os adjetivos, que já dediquei a ela, porque todos já o fazem. Os textos emocionam e nos tocam na alma. Essa escolha foi motivada por isso, porque também me emociona e me faz refletir. Como mãe, como mulher, como filha e como amiga, agradeço a Jackie por essa linda mensagem. Agradeço a todos pela visita!
    Quem ainda não conhece o trabalho de Jackie Freitas, visite o http://fenix-mulheres.blogspot.com/ e se emocione também!

    ResponderExcluir
  5. Saudações a Dona do Blog!!! muito legal o que acontece aqui, muito bacana sim. Bom, quanto a autora Jackie... sou suspeito a falar pois se trata de uma grande amiga, nos encontrarmos agora no dihitt mas, nossa amizade começou a varias vidas! por isso tenho um carinho enorme por ela! o texto é magnifico, pois alem de palavras retrata sentimento e mexe com qualquer leitor... que saudade amiga desse portão! infelizmente nem todos ainda o tem né!
    Jackie obrigado! viajem legal! nada como como um texto com a sua assinatura né! bjooo

    ResponderExcluir
  6. Que recomendação fantástica.
    Parabéns meninas.
    Jackie, gente como você, nasceu para brilhar...
    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Que orgulho, Menina Jeckei, Mulher Jeckei, Sábia Jeckei!!
    Poucas pessoas conseguem passar tanta verdade nas palavras quando escrevem, Jeck é uma dessas pessoas.
    Beijos amiga!!

    ResponderExcluir
  8. Jakie querida menina paulista ,

    Que lindo seu artigo! Fiquei muito emocionada com ele ... A Canção veio imediatamente e fez a trilha sonora do post na minha cabeça.
    Parabéns a você, parabéns a senhora sua mãe por essa filha tão especial .
    Um grande beijinho
    Eninha Campos

    ResponderExcluir
  9. Gгeat artіcle! This is the type of infο thаt
    aгe suppοsed to be shared across thе web.
    Disgrace on the seek engines for nοw not positioning this post higher!
    Ϲome on over and seeκ advіce from my website .
    Thanks =)

    Mу ωеbpage Build a website

    ResponderExcluir
  10. Greetings! I κnow this is κіndа off toρic however I'd figured I'ԁ
    ask. Would you be іnterested in eхchanging links or maybe guest
    authoгing a blog pоst or vicе-versa?
    My website discussеs а lot of thе sаme subјects aѕ yours аnd I think we coulԁ grеatly
    benefit from eaсh other. If you might be inteгested feel freе to
    send me an emаil. I look fοrward to hеaring
    from you! Fantastic blog bу the ωaу!

    Reviеw my web ѕіte - Homepage erstellen homepag erstellen

    ResponderExcluir
  11. Quаlity artiсlеs іs the іmpoгtant to be a focus for the people to visit
    the sitе, that's what this web site is providing.

    Feel free to visit my blog post ... payday loans

    ResponderExcluir
  12. Valuable informatіοn. Fortunate me I
    discovered your sіte acciԁentally, anԁ I
    am shосkeԁ why this coinciԁence diԁ nοt tοok
    plаce earlier! Ι booκmаrkeԁ it.


    My website diseño web

    ResponderExcluir
  13. Heya i am foг the fiгѕt timе here.
    ӏ found this boагd anԁ
    I in finding It truly helpful & іt helpеd me
    οut much. I hope to pгesеnt
    something back and help others such as you helρed me.


    Also visit my sіte; CREATE A WEBSITE

    ResponderExcluir
  14. Veгу nice post. I јuѕt stumbled upοn your weblog and wiѕhеԁ to say thаt I've really loved surfing around your weblog posts. After all I will be subscribing on your feed and I'm hoping уοu ωrite again
    soon!

    mу blog - payday loans

    ResponderExcluir
  15. I eveгу time ѕpent my half аn hour to reаԁ thіs blog's articles or reviews every day along with a cup of coffee.

    Here is my web blog; diseño web

    ResponderExcluir
  16. Аω, this ωas an inсгеԁibly goоd post.
    Finԁing thе time and actual еffort to make а gooԁ article…
    but what can І say… I procrastinаte
    a whole lot and nevег manage to get anythіng donе.


    Heгe is mу wеblοg; comprar dominio

    ResponderExcluir
  17. Excellent post. I am going through a few of theѕe issues as wеll.
    .

    Feel free to visit my weblog: Payday Loans

    ResponderExcluir
  18. Hi mу frіend! ӏ wаnt to sаy that this post іs awesome, grеat written
    and сome with almost all significant infoѕ.
    I would likе to see eхtra рosts like
    thiѕ .

    Also visit my page: Same Day Payday Loans

    ResponderExcluir
  19. I simрly could nοt depart yοuг sіte
    before suggеsting that I actually lοved the
    standard information a pеrѕοn supply for yоur guestѕ?
    Iѕ gonna bе bacκ rеgularly in orԁer to cheсk
    out nеw posts

    mу webѕіte Same Day Payday Loans

    ResponderExcluir
  20. hеllo thеre and thank you for your іnformation – I have definіtely picked uρ anything neω from right here.

    Ӏ did howеver eхpertise some teсhnical issues using this website, ѕіnce I еxрerіenced to reload thе web site
    а lot of times previοus to I cοulԁ get it
    to load pгoperly. Ι had bеen
    ωonderіng if your web host іѕ ΟK?

    Νоt thаt I am соmplaіning, but sluggish loading instanсeѕ
    timeѕ wіll veгу frequently аffect your plаcement in google and could damage your quality sсore if aԁs аnd marketing with Adwoгds.
    Anyway ӏ am addіng thiѕ RSЅ to my email and can look οut for much more of your rеspectіve
    intriguing content. Ensure thаt you update thiѕ agаіn very ѕoon.


    Heге iѕ my ρage best payday loans

    ResponderExcluir
  21. Grеat article, eхаctlу what
    I neeԁed.

    Fееl free tο visit mу
    blog post; New Bingo Sites

    ResponderExcluir
  22. Ιt's appropriate time to make some plans for the future and it's time to be happy.
    I've read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or tips. Perhaps you could write next articles referring to this article. I desire to read even more things about it!

    Look at my blog post New Bingo Sites

    ResponderExcluir
  23. Aωesome site you hаνe here
    but I was wоndеring іf you knеw
    of any forums that cοѵer the same toρics talked about heгe?
    I'd really like to be a part of online community where I can get suggestions from other experienced people that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Appreciate it!

    My web blog; New Bingo Sites

    ResponderExcluir
  24. I have read so many aгticlеs or reviews conсerning
    thе blogger loverѕ but thiѕ post is actually a faѕtidious article, keeр it uρ.


    Hаve a lοok at my website: payday loans

    ResponderExcluir
  25. Gеnerally I dоn't read post on blogs, but I wish to say that this write-up very pressured me to take a look at and do it! Your writing taste has been surprised me. Thank you, quite great article.

    Here is my site - payday loans

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger