O poder do Sim | Mamãe Recomenda

18 de maio de 2010

O poder do Sim

Eu já havia assistido antes e tinha gostado muito, mas ao assistir novamente, pude refletir mais na mensagem do filme Yes Man (Sim Senhor) com Jim Carrey. O filme conta a história de um cara chato, que passava os dias na frente da tv e dizia "não" para tudo, até que um dia vai a um encontro de auto-ajuda baseado no único e simples príncipio de dizer "sim" a tudo e a todos. Não vou entrar em mais detalhes sobre o filme, porque recomendo que assistir! Jim Carrey não está caricato, as piadas são impagáveis, e voltando ao assunto, a mensagem é o que nos faz refletir sobre nossa própria vida.
Eu achei esse ótimo texto do Evaldo Costa do site Texto Livre.com.br, que fala justamente sobre o poder do "Sim" na nossa vida.
"Você já parou para contar quantas vezes você diz SIM e NÃO durante o dia? Você acha que diz mais vezes SIM ou NÃO? Já parou para pensar o quanto essas duas palavras são capazes de nos influenciar? É isso mesmo, saiba que elas exercem um forte impacto sobre nossas vidas: uma de forma sublime e outra de forma abominável. 

Estudos demonstram que o nosso cérebro recebe comando das palavras que pronunciamos. Suponha que você esteja na fazenda de um amigo e resolva fazer uma descontraída caminhada pelo gramado a fim de conhecer melhor a propriedade. Daí, repentinamente, alguém próximo a você dá um enorme grito: “olha a cobra! Cuidado!”. O que você faria? Creio que a maioria de nós daria um enorme pulo. O fato é que, você não vai parar e pensar no que foi dito para só depois tomar uma atitude. O seu cérebro dará um comando para que você aja imediatamente. O mesmo ocorre quando você coloca a mão no fogo ou toma um choque. O processo é automático. Você age instintivamente.
O problema é que a nossa mente não funciona da mesma maneira para todas as palavras. A palavra NÃO, por exemplo, não é decodificada, pelo nosso cérebro em seu significado real. Se você diz que NÃO quer que algo aconteça, a sua mente NÃO irá obedecê-lo como deveria. Quer uma prova disso? Se eu lhe digo: NÃO pense em um carro vermelho. O que aconteceu? Incrível, não é? Você instintivamente pensou num carro vermelho, não foi? Portanto, nesse caso o seu cérebro não obedeceu ao comando NÃO.
Daí o cuidado especial que devemos ter com a palavra NÃO. Se você deseja conseguir resultados plausíveis evite dizê-la. Se o seu filho está faltando muitas aulas, ao invés de você dizer: filho NÃO falte mais aulas. O melhor seria você falar algo do tipo: filho como você pode agir para assistir todas as aulas e melhorar a sua performance?(...)"
Dizer "Sim" é estar mais aberto ao diálogo, é permitir-se mudar sua rotina, experimentar um novo tempero, uma nova possibilidade, uma nova maneira de ver as coisas. Abrindo às portas da percepção, deixa-se entrar a luz, que nos faltava para enxergarmos nossas próprias escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger