Você no país das maravilhas | Mamãe Recomenda

29 de junho de 2010

Você no país das maravilhas

"Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve..." Essa é a frase que o gato cita para Alice, quando ela o questiona por qual caminho ela deve seguir.


 

 A história de "Alice no país das Maravilhas" é exatamente  sobre como enfrentar os nossos medos, conhecer e reconhecer nossas potencialidades, descobrir o caminho certo e despertar a motivação para a realização dos nossos sonhos. Na verdade, o país das maravilhas, é o mundo real, depois que ela mergulha dentro de si, enfrenta tudo aquilo e retorna vitoriosa e forte. Dentro de si, ela precisa se tornar pequena para abrir as portas da sua consciência, torna-se grande demais para caber em si mesma, diminui mais ainda para descobrir sua coragem, até enfim recuperar sua forma. Mesmo assim, para descobrir seu caminho e vencer o monstro da baixa-estima, ela teve que acreditar em 6 coisas impossíveis. E você? Acha impossível acreditar em si mesmo?Quando não conhecemos nosso potencial, não valorizamos nossas habilidades, não sabemos nossos objetivos, basta esperar o tempo passar, pois qualquer caminho nos leva à  insatisfação com a própria vida.
Sempre me pergunto por que algumas pessoas são mais motivadas do que outras? Por quê algumas pessoas são tão obstinadas e dedicadas à realização dos seus sonhos, dos seus objetivos, enquanto outras esperam pela oportunidade, mudam de direção ou simplesmente desistem dos seus planos? E por quê algumas pessoas, que julgamos sem talento algum, alcançam o sucesso?
A natureza dá a maior de todas as motivações a todos os seres vivos: a vida. Para defender a existência, todos os seres nascem com habilidades especificas para a manutenção da vida. Assim, uma aranha não precisa aprender a fazer sua teia, um passarinho não precisa a fazer seu ninho, um bebê não precisa saber, que chorar é motivado por sua necessidade de sobrevivência. Assim, a motivação é algo inato, está dentro de nós.
Motivação é o impulso interno que leva à ação. Quando direcionamos nosso pensamento, nossa atenção a um objetivo, que consideramos positivo e vital, ativamos nosso comportamento, através de diversas sensações, como o anseio, a vontade, o desejo, o esforço. Portanto, algumas pessoas têm mais facilidade para direcionar sua atenção e vontade no realizar dos seus sonhos. Mas, essa oportunidade é dada a todos.
Estar motivado e  dedicar-se com afinco à realização dos nossos objetivos, implica em superar uma série de obstáculos biológicos, físicos e mentais. Também tem haver com o modo como lidamos com o fracasso, com esses obstáculos. Quem topa encará-los, vai em frente. Quem tem medo, fica parado.
Dificilmente, alguém consegue vencer tudo isso sozinho. Seguindo o exemplo de Alice, para vencer, ela teve ajuda de vários outros personagens. Claro, que todos os personagens, eram uma representação do seu íntimo, mas o principal incentivador de Alice foi seu pai, que sempre enalteceu suas qualidades e na própria vida, lutou para realização da sua visão de mundo, que muitos consideravam impossível.
Acredito que o sucesso nunca é mérito individual. Mesmo não tendo a competência ou conhecimento  suficientes para ser o que almejamos ser, se  servir de propósito para que outros alcancem o seu próprio sucesso, receberemos o incentivo necessário para vencer. Isso explica o porquê algumas pessoas alcançam o sucesso sem estarem de fato preparadas para isso.
O que atribuímos à sorte, é sempre o reconhecimento de alguém por aquilo que fazemos bem, nem que seja apenas acreditar em nós mesmos. 
Se você já se sente realizado em muitos aspectos, procure em sua trajetória, as pessoas que lhe colocaram no caminho certo, que te motivaram a ser o que você é hoje. Seja grato.  Talento e dedicação não são suficientes para tornar nossas conquistas possíveis. Saiba reconhecer a importância dos outros na conquista da sua vitória. Seja importante na vitória de alguém. Quem recebe incentivo e apoio fica motivado a realizar seus sonhos com ânsia e otimismo.
Imagens: Alice, Gato, Peixe, Incentivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger