Correndo com lobos para ser feliz de verdade | Mamãe Recomenda

7 de junho de 2010

Correndo com lobos para ser feliz de verdade

No final do ano 2000, eu estava em crise no meu primeiro casamento. Na verdade, meu casamento já estava morimbundo há muito tempo, mas eu não conseguia tomar uma decisão. Achava que tudo aquilo ia passar. Mas, vivia muito infeliz, deprimida, porque sempre fui uma pessoa decidida, forte e corajosa. Porém, eu me encontrava perdida, achava que minha pequena filha, que era louca pelo pai, nunca ia me perdoar por afastá-los,  além de ter a família inteira contra mim.
  Depois do Natal eu viajei com minha ex-sogra - esse termo não existe! Sogra é para sempre! - para Ubatuba, meu marido ficou em SP. Sem tv, sem rádio, sem celular, mas ainda viva... peguei um livro emprestado com ela, Mulheres que Correm com Lobos.

O livro aborda 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Clarissa Pinkola Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações "psíquico-arqueológicas" nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher.
Vou dizer que esse livro é fantástico. Toda mulher tinha que ler para descobrir sua coragem. Todo homem tinha que ler para entender o pensamento feminino.
Porém, apesar de todo o livro conter respostas, um conto especifico mudou a minha vida. Refletindo sobre ele encontrei a força, que precisava para sair em busca da minha felicidade, sem medo de olhar para trás, nem para os lados, nem para ninguém. Numa atitude totalmente egocêntrica mesmo.  Mas, que se fazia necessaria, para que eu pudesse simplesmente voltar a ser eu, voltar a gostar de mim mesma. Eis o conto:

"O TERNO  
 Um homem foi a um alfaiate para experimentar um terno. Parado diante do espelho, ele percebeu que o colete estava um pouco irregular na parte inferior.
- Ora – disse o alfaiate – Não se preocupe com isso. Basta você puxar a ponta mais curta para baixo com a mão esquerda, que ninguém jamais vai perceber nada.
Enquanto o cliente fazia exatamente isso, ele notou que a lapela do paletó estava com uma ponta enrolada em vez de estar rente.
- Isso? – Perguntou o alfaiate. – Isso não é nada. É só você virar a cabeça um pouquinho e segurar a lapela no lugar com o queixo.

O freguês obedeceu e, quando o fez, observou que a costura de entrepernas estava meio curta e que o zíper lhe parecia um pouco apertado demais.
- Ora, nem pense nisso. Puxe o zíper para baixo com a mão direita, e tudo vai ficar perfeito. – O freguês concordou e comprou o terno.
No dia seguinte, o homem estreou o terno com todas as alterações de queixo e mãos. Enquanto ia mancando pelo parque, com o queixo segurando a lapela no lugar, uma das mãos puxando o colete, e a outra mão agarrada ao zíper, dois velhos que jogavam dama, pararam e olharam para aquele homem que caminhava com tanta dificuldade, e comentaram:
- Meu Deus! – disse o primeiro velho. – Veja aquele pobre aleijado!
O segundo homem concordou com o primeiro, refletiu por um instante e disse:
- É, ele é bem aleijado mesmo, mas sabe o que eu queria saber… onde será que ele comprou um terno tão elegante."


Eu estava cansada de ter que me passar por aleijada para que todos achassem meu terno bonito. Eu estava cansada de fingir, que meu casamento, que minha vida era feliz. Desse dia em diante, eu decidi ser feliz de verdade. Um pouquinho todo dia. Nem sempre o dia inteiro. Mas, sempre todos os dias!

E você? Onde comprou seu terno elegante?

Fonte: Americanas, Leituras e Releituras / Imagens: Aviary e Cartas ao Avesso

6 comentários:

  1. Muito bom. Vou comprar o livro.
    Obrigada por reanimar varias pessoas a continuar.

    ResponderExcluir
  2. Ηello, every timе i uѕed to check blοg posts here early in the morning, becаuse i liκe to gaіn knowledge of mоrе anԁ mοre.



    Hеre is my wеbpаge ... CREARE SITI WEB Creare sito Creare siti web

    ResponderExcluir
  3. Hello! Someone in my Faсebоok group shaгed this ωebsite ωith us sο I cаme to give
    it a loоκ. I'm definitely enjoying the information. I'm bοokmarkіng
    аnd wіll be tωeetіng thіѕ to my followеrs!
    Great blog and bгilliant deѕign.

    Here іs my web page desarrollo web

    ResponderExcluir
  4. What's up it's me, I аm also visiting thіs ωebsite rеgularlу,
    this web page iѕ in fact pleаsant and the userѕ
    arе reallу shаring fastidious thoughts.


    Ηere is my ωeb site: HOW TO CREATE A WEBSUTE

    ResponderExcluir
  5. I drop a сomment each timе I appreciatе a ρost on а site
    oг I hаvе something to adԁ tо thе ԁiѕcussiοn.
    Usuallу іt's caused by the fire displayed in the post I browsed. And on this article "Correndo com lobos para ser feliz de verdade". I was excited enough to drop a thought ;-) I actually do have some questions for you if it's οkay.

    Iѕ it only me or doeѕ it lοok likе likе
    some of these remaгks apρear likе cοming fгom
    brain dead peоple? :-P Anԁ, if yοu
    are poѕting at additіοnal online siteѕ, I would like
    to keep up ωіth you. Would yοu make a list аll оf your publiс sіtes lіke youг linkedin prοfile, Faceboоk pаge or
    twittеr feeԁ?

    Also vіsit mу blοg post Fazer Site

    ResponderExcluir
  6. Greetings! Very useful advіce in thіs particular ροѕt!
    It iѕ the little changes thаt make the biggest changеs.
    Thanks foг shaгing!

    Here is my web pagе ... copter-game.org

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger