Ver e sentir para entender | Mamãe Recomenda

11 de agosto de 2010

Ver e sentir para entender

Fui convidada para dar aulas de Arte na escola dos meus filhos. Fiquei muito feliz e empolgada, pois terei a oportunidade de tentar transmitir o amor que sinto pela Arte.
van_gogh
Van Gogh
Infelizmente, toda a nossa cultura atual nos distancia da vivência artística. O que é oferecido nas escolas, não dá a oportunidade para as crianças absorverem  a mensagem que a Arte nos traz.
Quando falamos em Arte, o que vem à cabeça são pinturas caras, nem sempre bonitas ou objetos de decoração raras vezes úteis. O assunto é tido como supérfluo e distante da nossa realidade, mas a verdade é que a Arte está inserida em nossas vidas mais do que imaginamos. Há um preconceito em relação a ela. Muitos afirmam não entendê-la e portanto não  a apreciam. Outros dizem que até acham bacana, mas não têm opinião porque não conhecem.



grito
A Arte, que leva esse mesmo nome, é  incompreendida. Embora todos já tenham visto, e provavelmente tenham em casa uma pintura, uma escultura ou uma fotografia, esse tipo de manifestação é frequentemente ignorada, simplesmente porque não fomos educados para apreciá-la.
Uma obra de arte é compreendida pelos sentimentos e também pelos sentidos. Ser insensível diante do que ela transmite é o mesmo que possuir uma incapacidade, talvez tão grave quanto a cegueira ou a surdez. Toda obra carrega, além do seu conteúdo estético, seu contéudo emocional. De uma certa maneira, podemos sentir qual é o aspecto de um quadro tão bem como podemos ver os sentimentos que ele desperta. Estar aberto para essa percepção, nos torna mais atentos a muitos outros aspectos da nossa vida. Passamos a identificar, compreender e antecipar o comportamento e  os sentimentos das outras pessoas e de nós mesmos.
frida
A coluna partida - Frida Kahlo
Claro que quando descobrimos a história de uma obra, passamos a vê-la de outra maneira, muito mais profunda e verdadeira. Mas, não saber, não nos impede de receber sua mensagem. Usamos os desenhos e as cores para nos expressar desde os primórdios, então isso não nos é estranho. Com o advento da tecnologia, a maneira como nos expressamos também mudou, desta forma, nos distanciamos tanto da Arte, como da sensibilidade. 
Pense em sensações. Quando seguramos uma pedra de gelo, que cor remete o frio em nossas mãos? Ao comer um prato apimentado, que cor o ardido da pimenta pinta? Quando sentimos o perfume de uma rosa, que cor primeiramente imaginamos? Note que, assim como sentimos e colorimos essas sensações, os sentimentos também podem ser representados por cores, como roxo de raiva, vermelho de vergonha ou branco de susto, assim os mais célebres dos pintores deram vida às suas obras.
Antes de julgar se uma obra é feia ou bonita, devemos tentar absorver os sentimentos que ela exprime. Quem afirma não ter tempo ou paciência para isso, pode estar perdendo uma rara oportunidade de crescer como ser humano e entender os próprios sentimentos.
Dali
A persistência da memória - Dali
Eu poderia escrever durante horas e horas sobre o quão fascinante a Arte pode ser para quem se rende a ela, mas prefiro ilustrar essa minha opinião, com algumas curiosidades, que nos fazem ver as obras com outros olhos.

Um dos meus pintores preferidos é Pablo Picasso. Como pessoa, ele não teve nada de célebre. Era extremamente arrogante e egoísta. Mas, sua obra foi o retrato mais fiel do turbilhão de sentimentos, que esse homem carregou. Por exemplo, ele era um sedutor nato. Cada vez que iniciava um novo relacionamento, fazia retratos da amada obssessivamente. Porém, quando a relação definhava, a musa de suas pinturas, tornava-se feia e desfigurada.  As mulheres de Picasso já sabiam que estavam sendo trocadas, só ao observar a mudança em suas obras.

picasso
MARIE-THÉRESE - Picasso
Degas e Monet, mestres do impressionismo, tinha sérios problemas de visão, que com tempo foram transformando suas pinturas. Van Gogh viveu a maior parte de sua vida atormentado por desequilíbrios emocionais, pela crônica incapacidade de estabelecer relacionamentos duradouros, por seu comportamento irascível, sua impulsividade e suas oscilações de humor. O episódio da auto-mutilação, em que corta o lobo da orelha direita, comprova o  sofrimento mental que o levou a inúmeras internações psiquiátricas, e culminou com o seu suicídio  com apenas 37 anos . Nunca vendeu um quadro enquanto vivo. Sua pintura é forte, colorida e oscilante como os sentimentos, que ele carregava dentro de si.



Esses artistas e suas obras são considerados os mais importantes da história da Arte e  da humanidade.Eles representam a mudança do comportamento e do pensamento humano em suas épocas.Romperam com tradições e crenças, expressaram livremente seus sentimentos e tornaram-se imortais.
Klimt
Klimt
Degas
Edgar Degas

rembrandt
Rembrandt

da_vinci
Leonardo Da Vinci
ticiano
Ticiano
botticelli
Botticelli
rodin
Rodin

Entre os pintores brasileiros, que eu amo loucamente:
portinari
Portinari
ibere
Iberê Camargo
Manabu Mabe
Para saber e ver mais, meus sites prediletos, mais que recomendados são:

Ciudad de la pintura - o maior acervo online de pinturas de todas as épocas e lugares, com fotos de excelente qualidade. 
Enciclopédia das Artes Visuais - Itaú Cultural - Para saber mais sobre Arte brasileira, lugar melhor não há!
História da Arte - dispensa apresentações!

6 comentários:

  1. Marcinha, minha linda!!!
    Pensa nisso: uma verdadeira artista com as palavras, que transmite sentimentos, agora expressando-os em outras variáveis da arte!
    Estou muito orgulhosa de você e desde já coloco aqui o meu carinho e apoio no que você fizer! Quem ganha somos nós, sem dúvida!
    Grande beijo, minha amiga! Parabéns pela nova empreitada.
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Jackie, minha querida! Obrigada pela força! Estou muito feliz em voltar a me dedicar à Arte. Escrever foi a maneira que eu encontrei de canalizar a inspiração, que me falta com o pincel. Confesso que sinto um prazer enorme, mas adoro o cheiro da tinta e as possibilidades, que ela me dá! Aliás, se você quiser ver conhecer esse outro pedaço meu, http://www.marciapinho.com.br
    Minha linda! Li todos os seus novos posts e só não comentei ainda, pq to daquele jeito! Já atualizei a lista da semana sensacional, que vc promoveu! Mais tarde, vou lá para te encher de elogios! bjo enorme!

    ResponderExcluir
  3. Que aula, Márcia! Me fez lembrar da Bienal no Ibirapuera. Olhar a tela e interpretar a imagem, percebendo as luzes, cores e sombras. Imaginar o estado de espírito através do pincel do artista...
    Obrigada por compartilhar e sucesso com seus novos aprendizes. Certamente você os levará a exposições para que tomem gosto pelas Artes.
    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  4. Herval, meu querido! Para ser um entendedor da Arte, é preciso antes de qualquer técnica, muita sensibilidade. Você tem de sobra! Não seja modesto! Toda a sabedoria do mundo, não explica uma pintura, se não a vemos com os olhos do coração!
    Fiquei emocionada com seu carinhoso comentário! Muita obrigada, homem! E parabéns para você! Por compartilhar essa linda sensibilidade. Um Abraço enorme, Marcia

    ResponderExcluir
  5. Yolanda minha linda! Muito obrigada! Estou muito empolgada com a possibilidade de passar essa paixão adiante. Farei tudo para que eles possam ver a Arte como um caminho para compreender e expressar os próprios sentimentos.
    obrigada pela visita, flor! Bjo enorme para vc! marcia

    ResponderExcluir
  6. Márcia
    Fiquei fascinada pela maneira que você abordou o tema.
    Se o povo brasileiro se envolvesse mais com
    toda a riqueza que as Artes nos proporciona.
    Estaria mais preparado para o crescimento cultural que é de suma importância.
    Parabéns por mais esta conquista.
    E por compartilhar estas belas e imortais obras!
    Beijos
    Alba

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger