Mudar é inevitável | Mamãe Recomenda

29 de setembro de 2010

Mudar é inevitável

Ao frequentar palestras no Centro, eu sempre me encontrava com uma velha amiga. Nas semanas que passaram, não mais a vi. Encontrei com ela, casualmente, na rua e perguntei o motivo da sua ausência nas palestras. Ela me disse que ficou desanimada, pois sabia que os palestrantes não praticavam em suas vidas o que eles pregavam. Alguns pregavam a paz, mas eram rudes com seus familiares. Outros pregavam a caridade, mas eram mesquinhos e egoístas. Uns pregavam o respeito, mas não respeitavam nem a si mesmos. Outros pregavam o otimismo, mas lamentavam sua existência.
Por um instante, quase concordei com ela. Mas, perguntei "cá com meus botões", se um bom conselho deixa de ser bom, se quem o oferece não é capaz de segui-lo? Numa distorção da famosa frase: "Faça o que eu digo, mas nem eu faço o que falo."

Todos nós sabemos o caminho certo para o bem estar. Sabemos o que não comer, quando estamos de dieta, que muito sal é prejudicial à saúde, assim como o cigarro e a bebida. Sabemos que gritar nos trará gritos. Que respeito gera respeito e gentileza, gera gentileza. Então, se sabemos de tudo isso por quê erramos?
Li uma frase, mais ou menos assim, cujo autor não me lembro o nome: "O que eu não sei não  me impede de alcançar meus objetivos.  É justamente o que sei, que me atrapalha."
Acho que justamente por saber que mudar é inevitável, vamos adiando até que a vida se encarregue de nos obrigar a ter disciplina,  auto-controle,  paciência e bom senso. Características que dependem uma da outra, e todas juntas  promovem a reforma íntima necessária para evoluirmos.
Falar é sempre muito mais fácil que agir, mesmo que saibamos o caminho, nem sempre estamos aptos a segui-lo. 
Passei a observar os palestrantes e a mim mesma com mais atenção. A conclusão que cheguei, foi que todos os discursos são frutos da intenção de inspirar o próximo a seguir rumo à evolução, porém intima e verdadeiramente, são frutos da necessidade de inspirar a nós mesmos.


"(...)as pessoas gostam de dar o que mais necessitam. Considero isto a mais profunda generosidade." Oscar Wilde

4 comentários:

  1. Bom dia amiga !!
    Ótimo texto !
    Eu confesso que sou um pouco assim, as pessoas adoram meus conselhos e procuro dá-los com propriedade e lógica, mas na minha vida, não consigo aplicá-los... Mas se conseguisse eu ia me dar bem !! hehehe
    E também já parei de frequentar alguns lugares justamente por perceber que os palestrantes também eram assim... Mas uma pessoa uma vez me disse : Foco nos ensinamentos, use-os da melhor maneira, são eles que importam e não a pessoa, pois ninguém é perfeito !
    Depois disso, aprendi a separar as coisas.
    Um grande beijo e um excelente dia pra ti !

    ResponderExcluir
  2. Olá, Márcia!
    Tenho que confessar que também sou um pouco do tipo "faça o que falo..."! Só, por favor, não me pergunte o porque!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga linda e querida!
    Texto maravilhoso! Bem a minha cara! rsrs... Sigo essa linha de pensamento e que, inclusive, me levam não apenas as mais profundas reflexões como à criação de textos.
    Acho que sabemos, sim, da verdade dentro de nós. Algumas vezes percebo que determinadas pessoas pedem conselhos apenas para tirarem de seus ombros o fardo de suas próprias responsabilidades. Assim fica mais fácil culpar a todos pelos erros que originalmente são nossos!
    Grande beijo, minha linda!
    Adorei!
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Jackie, lindona! Vc tem toda a razão! É tão fácil agir quando temos aval do outro. Se algo der errado, a culpa foi do mau conselho. Se der certo, os méritos são apenas nossos, já que no fundo já sabíamos como agir.
    Seus conselhos valem ouro, minha amiga! Mesmo que seja conselhos dirigidos a vc mesma! Isso mostra apenas a riqueza que brilha ai dentro! Muito obrigada por compartilhar!
    Bjocas enormes para vc! Marcia

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger