Mentiras sinceras me interessam | Mamãe Recomenda

9 de setembro de 2010

Mentiras sinceras me interessam

Quem nunca mentiu, que atire a primeira pedra. Ninguém é tão sincero, ao ponto de confessar, que não diz a verdade. A mentira é essencial ao ser humano. Preserva a paz e conserva os dentes no lugar. Quando o ser humano aprendeu a racionar, aprendeu a mentir, e tão logo passou a viver em sociedade.

imaginação
Alex Andreyev


De acordo com o dicionário Houaiss, mentira significa “dizer, afirmar ser verdadeiro (aquilo que se sabe falso); dar informação falsa (a alguém) a fim de induzir ao erro, não corresponder a (aquilo que se espera); falhar, faltar, errar, causar ilusão a; dissimular a verdade; enganar, iludir, não revelar; esconder, ocultar.
mentira
Alex Andreyev
Alguns dirão, eu não minto, apenas omito. Temos mentiras sociais, religiosas, politicas (que poderia também ser sinônimo!), ofensivas, mal intencionadas, inocentes e sinceras. Algumas são, inclusive, obrigatórias, as chamadas convencionais, tais como: uso de eufemismos para não citar algo desagradável;
perguntas sobre a saúde de uma pessoa pouco conhecida; afirmação de boa saúde em resposta ao questionamento de alguém não íntimo; desculpas para evitar ou encerrar um encontro social indesejado; garantia de que um encontro social é desejado ou foi agradável; dizer a uma pessoa moribunda o que quer que ela queira ouvir; entre outros.

sonho
Alex Andreyev
Todo homem ou mulher mente. Uns mentem por prazer ou por insegurança, outros porque a profissão exige. Mas, todos nós precisamos praticá-la, pois nossas palavras influem diretamente o meio e as pessoas que nos cercam, assim acarretam consequências. Usamos da verdade, somente quando temos certeza de que não seremos julgados, criticados ou punidos. Assim sendo, não mente quem acredita naquilo que diz, mesmo que isto seja falso. Santo Agostinho declara que “Quem enuncia um fato que lhe parece digno de crença ou acerca do qual forma opinião de que é verdadeiro, não mente, mesmo que o fato seja falso”
Alex Andreyev
Ferramentas dos hipócritas como disse Freud: “Há numerosos indivíduos civilizados que recuariam aterrados perante a idéia do assassinato ou do incesto, mas que não desdenham satisfazer a sua cupidez, a sua agressividade, as suas cobiças sexuais, que não hesitam em prejudicar os seus semelhantes por meio da mentira, do engano, da calúnia, contanto que o possam fazer com impunidade.” Mas, a mentira proferida sem maldade, é também uma ferramenta da boa convivência e sobrevivência social. Quando dizer a verdade é inevitável, começamos pedindo perdão... : “Desculpe dizer isso, mas sinceramente...”, ou “Posso ser sincero? Você não vai ser ofender?” 
hipocrisia
Alex Andreyev

Porque a verdade pode ser cruel e causar uma baita confusão. O filme “O mentiroso”, apesar da exagerada performance de Jim Carrey, nos dá uma noção do problemão que teríamos sendo extremamente sinceros. O personagem de Luís Fernando Guimarães no quadro "Super Sincero" também é um bom e divertido exemplo de sinceridade extremada e suas consequências. 
comportamento
Alex Andreyev
 A sinceridade pode causar danos emocionais nas pessoas mais sensíveis.  A mentira pode alienar as pessoas mais sonhadoras., que correm o risco de sofrerem demasiadamente, quando encaram a verdade decepcionante.  Entre a verdade cruel, que fere e nada acrescenta ou a mentira que consola, fico com a segunda. O bom senso e a boa índole  regem o equilíbrio entre  sinceridade e hipocrisia.  Salvo quando patologia, como dizia o poeta, mentiras sinceras me interessam...
Alex Andreyev
Dizem que Finjo ou Minto  
 
Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.

Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.

Por isso escrevo em meio
Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é,
Sentir, sinta quem lê!

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

Imagens: Alex Andreyev
Fonte: Wikipedia, PsiqWeb

12 comentários:

  1. Marcinha, minha linda!
    Assunto para se refletir, amiga! Infelizmente a verdade dita à algumas pessoas, causa danos mesmo! É bem verdade...rsrs...que quando queremos ser sinceras, iniciamos pedindo perdão, nos desculpando, preparando o terreno emocional nosso e da pessoa. Eu procuro ser sincera sempre, mesmo que cause mágoa, mas procuro não carregar o peso da ilusão que eu possa causar. O que eu vejo é que algumas pessoas confundem sinceridade com estupidez ou agressividade e aqui em casa, sempre dizemos, que a verdade pode ser dita de várias formas, basta escolhermos as palavras certas. As palavras são o grande segredo. A escolha delas é a arte! Claro que eu seria muito hipócrita se dissesse que nunca minto ou que não menti. Aliás, a mentira me acompanhou por um tempo e eu sei o quanto ela causa danos desastrosos em nossa vida e na das pessoas que "participam" voluntária ou involuntarimante dela. Mas, a maior verdade é que mentira tem, sim, pernas curtas! Um dia ela acaba sendo desmascarada e aí, enfrentar as consequências que ela causa, dá muito mais trabalho do que se tivéssemos sido honestos desde o princípio.
    Falar de omissão, muitas vezes, pode parecer uma forma de atenuar a culpa por não ter dito a verdade, mas algumas são necessárias...
    No final das contas, minha amiga, para mim, o que sempre importa é dormir com a cabeça livre desses demônios. Gosto de saber que dizendo a verdade ou mesmo omitindo, não prejudiquei ninguém. Não é fácil ser sincera sempre! Nada fácil! Mas, na medida do possível, tento conduzir para um campo que não cause danos a mim e nem aos outros! Algumas pessoas gostam de viver na mentira! Criam um mundo imaginário e fazem desse mundo o seu escudo contra a realidade que, muitas vezes, é mais dura e difícil de encarar. Para essas pessoas, conviver com a sinceridade e recebê-la de quem as cerca, vira ofensa. Então, quando percebo que estou lidando com esse tipo de pessoa, saio da área...rsrs...
    Acho que o nosso círculo de amizades e relacionamentos acaba sendo seletivo porque vamos identificando as pessoas que se enquadram em nosso perfil e visão de vida. Prefiro a verdade sempre! Como diz meu marido: mais vale uma verdade que doa, mas que nos faz encarar a situação de frente; do que a mentira que engana, dá conforto, mas adiante cause danos irreparáveis em nossa vida. Acho que é por aí mesmo!
    Lindíssima, muito bom esse texto! Com certeza causa polêmicas e controvérsias, mas importante para reflexões.
    Grande beijo e parabéns!
    Jackie (sua fãaaaaaaaa!!!!!)

    ResponderExcluir
  2. Nem todo mundo tá preparado pra enfrentear a verdade, infelizmente... (me incluo aqui)
    Ótimo texto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nino homem, vou ter que te dizer a verdade! Omitir pode ser incluído no rol das mentirinhas! Afinal, geralmente a gente omite um detalhe, que poderia mudar a opinião do outro. O que não entra é desonestidade e hipocrisia, dois comportamentos, que usam a mentira para prejudicar ou tirar proveito do outro. Infelizmente, algumas profissionais se utilizam desses comportamentos, como alguns vendedores, advogados, políticos!
    Muito obrigada por comentar! Valeu mesmo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. E o pior que é verdade, Fabi! Acho que ninguém está! Porque a verdade, na maioria das vezes, vem acompanhada da crítica, da reprovação. Infelizmente, são poucas as pessoas, que reconhecem em nossas qualidades à exceção dos nossos erros.
    Minha flor, muito obrigada pela sinceridade! Muito obrigada por participar! Bjocas enormes para vc!

    ResponderExcluir
  5. Jackie mulher! Como sempre seus comentários são uma dádiva! Eu concordo com vc! Também primo pela verdade, mas ultimamente, tenho exercitado limitar minha opinião sobre as pessoas, pois tive que encarar a verdade em mim mesma, de que muitas vezes apontamos nos outros o que há de errado em nós mesmos! Também notei, que o que é verdade para um pode ser mentira para o outro. Então, como a verdade sempre aparece em confusão e para esclarecimentos, comecei a praticá-la nos momentos mais raros, como reconhecer o verdadeiro talento do outro, a verdadeira amizade, o verdadeiro amor, a verdadeira inspiração. Tenho me sentido melhor assim. De fato, muita gente confunde verdade com grosseria, com agressão e ofensa, sendo que deveria ser um ato de amor e compreensão.
    Acho que vacilo entre uma dura verdade e uma doce mentira. Mas, reconheço que se a verdade é necessária para que uma mudança positiva aconteça, sem dúvida, que primo pela realidade!
    Minha querida amiga, muitissimo obrigada pela sua participação sempre tão sábia (trata-se de uma verdade incontestável!). Fico muitíssimo feliz de tê-la como fã, imagine?! Eu que sou sua fã, mulher! Bjocas enormes pra vc!

    ResponderExcluir
  6. ola flor Marcia
    eita antes de mais nada
    bah guria q saudades deste cantinhuuu
    ando meia enrolada por aki
    sei q estou em divida com tu
    mas vou consertar isso
    bem guria eu sempre tento ser o mais sincera possivel, mas realmente a situações em q uma mentirinha sem maldade vem acalhar
    tu esta corretissima nem sempre se pode ser 100% verdadeiro,a momentos em q a melhor verdade pode ser uma mentira
    lembro me uma vez um amigo estava mal tinha levado um pé na bunda da guria q amava, i ele é feio pacas em termos né digamos q beleza não era seu forte, ele mau me pergunta se era feio
    claro q eu menti né jamais iria dizer naquele momento q ele parecia mais o cão chupando manga
    bem so devemos tomar cuidado para isso naum se tornar um vicio vejo muitos se perderem em grandes mentiras, a base de tudo é o auto dominio

    belo texto minha rica
    adorei o banner sem movimento viu
    ver ele em seu espaço é uma grande satisfação
    para minha humilde pessoa
    assim q eu logar em meu blog levarei o seu

    guria agradeço o momento de reflexão
    com sabias palavras
    bjo grande guria Flor Marcia

    ResponderExcluir
  7. Marcia, ótimo texto. Falar que é uma questão de necessidade ao convívio social talvez ultrapasse um pouco seu sentido, mas que realmente pequenas mentiras contribuem para a ordem social, disso estou convicta.

    ResponderExcluir
  8. Roberta mulher! Olha, que pode parecer exagero... mas ultimamente as pessoas se negam a ver a verdade, e quando a gente apresenta, elas se afastam, viu! Sou bem testemunha disso! Deixei bem vago o sentido da mentira, para que cada um pudesse interpretar a sua maneira...mas, a minha maneira, penso naquela mentirinha básica, que não prejudica ninguém, e não tira o entusiasmo do outro. Há várias maneiras de expor a verdade das coisas... parece um paradoxo, mas até com uma mentira pode se dizer a verdade!
    Eu confesso que sou sensível demais em ouvir a verdade sobre os meus defeitos... fico bem afetada! Mas, depois do susto, geralmente uso bem a informação para mudar positivamente. Essa verdade que é dura mas ensina, eu não economizo com amigos queridos, mas priorizo aquela que incentiva e acrescenta, acho que ajuda mais!
    Muito obrigada por compartilhar comigo sua opinião, mulher! Muito obrigada pela visita! Bjo grande, Márcia

    ResponderExcluir
  9. Lucas homem! Ótimo e direto resumo! A vida, às vezes, parece bem uma mentira daquelas bem esfarrapadas!
    Muito obrigada por comentar! Volte sempre! Abraços, Marcia

    ResponderExcluir
  10. A mentira mais sinceras que poderá ouvir é dizer que numca mente e sim omite

    ResponderExcluir
  11. If you only have a couplе of important exams requіred
    foг sexу massage therapy. Do not buу as soon aѕ a neω
    service we lіκe to think about. Upρer baсk pain
    howevеr is nоt always eаsy fоr eхisting
    pets. Many οf the oilѕ you're putting on your skin and can also spur a release of gases that build up in the conversation.

    Have a look at my website: tantric massage london

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger