Os sonhos que nos movem | Mamãe Recomenda

20 de setembro de 2010

Os sonhos que nos movem

A televisão brasileira está comemorando 60 anos. Desde sua criação, tornou-se a principal fonte de informação e entretenimento do brasileiro. 
televisao
Alex Cherry
Muita gente critica a alienação que ela causa nas pessoas, mas  justamente pelo poder de hipnotizar nossas emoções, que a televisão tornou-se um item de primeira necessidade.

Que a tv elege presidentes, a gente já sabe. Mas, é verdade que uma criança, um adolescente ou até mesmo um adulto podem ser influenciados por uma novela, programa ou filme?


imaginacao
Archan Nair
Eu li um texto escrito pelo Doutor e Mestre em Direito da USP, Antonio Jorge Pereira Jr., na excelente Revista Ser Família do Instituto de mesmo nome, vendida  pela rede de farmácias Drogasil em prol da entidade Obra do Berço. O texto intitulado "Imaginação, imagem e ação", trata da influência da televisão, do cinema e da literatura na vida das pessoas.

sonhar
Archan Nair
Já comentei em outros posts sobre a carência de imaginação nas crianças (nos adultos também!) e seu efeito nocivo para o futuro. Através do imaginar, é que colocamos os maiores planos da nossa vida em prática. Quando a imaginação é limitada, os recursos para uma vida plena e satisfatória ficam escassos, já que a capacidade de visualizar nossas metas fica prejudicada. Segundo o filósofo espanhol Leonardo Pólo, a imaginação condiciona a ação da inteligência e da vontade. Sendo precária a capacidade de criar as imagens, que nos despertam a vontade e a força para torná-las reais, fatalmente tornaremos nossa vida frustrante e sem sentido.

imaginar
Archan Nair
A imaginação é alimentada por imagens, literatura, experiências e sons. Vários estudos apontam, que a imagem de felicidade, que chega até os jovens está associada a comportamentos egoístas e relacionamentos superficiais. Uma visão distorcida da justiça, do certo e do errado, do respeito a si próprio e pelo próximo.
Sendo assim, quem imagina que possa haver apenas relações fugazes, não será capaz de projetar relações diferentes. Imaginar tem haver com a esperança e a expectativa, pois ela antecipa a ação. Os estudos concluíram que o conjunto de imagens de condutas humanas, especialmente associado a algum prazer, facilita a predisposição ao comportamento visto. Não fosse assim, a publicidade não se justificaria. 
influencia
Archan Nair
Algumas pessoas relutam a afirmar, que os recentes desenhos e jogos violentos possam influenciar as crianças negativamente, alegando que os desenhos antigos, como Tom e Jerry, Pica-Pau ou Papa-léguas eram mais violentos que os de hoje e nada daquilo era imitado. Porém, vale ressaltar que,  esses desenhos representavam animais, humanos não apareciam, portanto as crianças não faziam associação das imagens  com o comportamento, pelo simples fato de não se reconhecerem nos personagens. 

escolha
Archan Nair
Existem pessoas que passam uma vida inteira sem nada realizar, mas satisfeitas apenas pelas projeções da sua imaginação, geradas pelas histórias em livros, em filmes ou novelas que ela lê ou assiste. Acredito que o ser humano criou as artes, para suprir a necessidade sem limites dos nossos sentimentos, que se realmente concretizados, poderiam trazer consequências desagradáveis ou até trágicas. Todas as imagens criadas ou assistidas são guardadas dentro de nós. Quando passamos por alguma experiência parecida na vida real, resgatamos essas imagens e as emoções antes despertadas. Quando se povoam a memória com imagens de traição, sensualidade, egoísmo e  violência criam-se modelos deturpados da realidade. Assim, a capacidade de sonhar mais alto fica prejudicada pela ausência de bons exemplos, de valores e bons critérios.
Alimentar os bons sonhos é alimentar a realidade.

agir
Archan Nair
Não há dúvida que a televisão influencia nossas atitudes e pensamentos. As crianças e os jovens são mais sensíveis a essa exposição. Cabe aos pais filtrarem as imagens, que seus filhos recebem, não apenas pela tv, mas pelos jogos, pelos livros, pela música e também por eles mesmos, através de suas ações. Afinal, não adianta nada desligar a televisão e fazer a criança presenciar um verdadeiro show de horrores ao vivo! Não é fácil, mas os bons exemplos começam em casa. Quem adquire bom senso, aprende a não mais absorver os maus exemplos da tv, do cinema e do mundo.  Mesmo assim, alimentar bem nossa imaginação e a  nossos filhos  garantirá uma vida plena e feliz. A natureza dos sonhos que nos movem denuncia a trajetória que estamos a percorrer.

 Fonte: Revista Ser Família Edição 21 / Imagens: Do talentoso ilustrador indiano Archan Nair e  do excelente americano Alex Cherry

6 comentários:

  1. olá guria Flor
    concordo plenamente com tu
    acho sim que a televisão influencia muito sim
    principalmente nas crianças
    em relação a desenhos violentos
    tom e jerry são santos perto dos desenhos de hj
    e é bem como tu citaste
    são animais e naum humanos
    assim as crianças não fazem associações
    bem diferente do q hj mostra em muitos desenhos

    adorei o post guria
    bjo enormepra tu

    ResponderExcluir
  2. Olá, Márcia!
    Não sei se é possível filtar tanta coisa assim, visto que filhos e pais estão cada vez mais distantes um do outro, dentro de sua próprias casas (um no quarto outro na sala). E também, muitas vezes, veem os mesmos programas, vestem as mesmas roupas, dançam as mesmas músicas de seus ídolos (que estão não só em desenhos, mas nas novelas, no futebol...).
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  3. Márcia, adorei seu post... trata de um assunto importantíssimo na escala dos nossos valores... a influência externa em nossos filhos...
    Como pais devemos estar atentos, e quando esta inflência vem de forma negativa, utilizar isto como aprendizado.... o problema está no que nosso amigo hobbublogcube citou... o distanciamente entre pais e filhos!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  4. Marcia, a televisão influencia parte do comportamento. Eu creio que hoje em dia as crianças estão menos criativas, porque brincam menos e menos coletivamente, as velhas brincadeiras de rua. Outro ponto importante é a leitura, a verdadeira, desfolhar livros, fazer pesquisas concretas. Francamente, salvo quem mora em zonas rurais e vivendo de maneira mais simples, quem mora nas cidades está dentro da nova era da globalização e informatização.

    ResponderExcluir
  5. Olá Márcia, que texto fantástico!
    Bastante esclarecedor quanto a necessidade de se estimular a imaginação criativa nas crianças e adolescentes.
    Isso é imprescindível para que eles possam idealizar sonhos e depois alcançarem a realização dos mesmos.
    Quando a imaginação não tem estímulos, a criança se torna apática e alienada do mundo.
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger