Mais do mesmo | Mamãe Recomenda

2 de outubro de 2010

Mais do mesmo

Hoje é dia de eleição. Obrigados por lei, vamos às urnas votar naqueles, que irão assumir o controle do nosso país e do nosso dinheiro. É o que se chama democracia e dizem ser o nosso direito. Poderemos exercer nosso poder de escolha.
palhaços

"Quando se considera que o produto do trabalho e das luzes de trinta ou quarenta séculos foi entregar trezentos milhões de homens espalhados pelo globo a cerca de trinta déspotas, a maioria ignorante e imbecil, cada um dos quais é governado por três ou quatro celerados às vezes estúpidos, o que pensar da humanidade e o que dela esperar no futuro?" Sébastien-Roch Chamfort, in 'Pensamentos, Máximas e Anedotas'

Hoje é dia de eleição. Amanhã, nada mudará, nada será diferente, tudo será igual. Não importa quem vença. Bem intencionados ou não. Palhaços,  fantoches, frutas ou cantores. Nada mudará, porque o povo será o mesmo. E sendo o povo o mesmo, nossos problemas permanecerão. E aqueles que elegemos, justificam seus crimes e saem ilesos, usando nosso voto como escudo.
palhaçada
O nosso voto é a arma de manipulação, que os políticos empunham contra nós mesmos. Aqueles que disputam o nosso voto são o retrato que nós pintamos. Somos um povo que não se dá ao respeito. Damos o voto a palhaços, a bandidos, a fantoches. E a cada eleição, o desrespeito aumenta. E a cada eleição elegem-se mais e mais canalhas.

Hoje é dia de eleição.  Amanhã ainda seremos os mesmos. E o Brasil continuará a ser um país de terceiro mundo. Não pela dureza, que assola muitos, mas pela pobreza de espírito, pela ignorância do nosso povo.
Abaixo um texto excelente, que dizem ser de João Ubaldo Ribeiro:

"A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e Fernando Henrique. Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula também não servirá para nada.

Por isso estou começando a suspeitar que o problema não está no ladrão corrupto que foi Collor, ou na farsa que é o Lula. O problema está em nós. Nós como POVO.

Nós como matéria prima de um país. Porque pertenço a um país onde a "ESPERTEZA" é a moeda que sempre é valorizada, tanto ou mais do que o dólar. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores e respeito aos demais.
brasileiro

Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nas calçadas onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO OS DEMAIS ONDE ESTÃO.

Pertenço ao país onde as "EMPRESAS PRIVADAS" são papelarias particulares de seus empregados desonestos, que levam para casa, como se fosse correto, folhas de papel, lápis, canetas, clipes e tudo o que possa ser útil para o trabalho dos filhos ...e para eles mesmos.

Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu "puxar" a tevê a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos.

Pertenço a um país onde a impontualidade é um hábito. Onde os diretores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos. Onde pessoas fazem "gatos" para roubar luz e água e nos queixamos de como esses serviços estão caros.
povoOnde não existe a cultura pela leitura (exemplo maior nosso atual Presidente, que recentemente falou que é "muito chato ter que ler") e não há consciência nem memória política, histórica nem econômica.

Onde nossos congressistas trabalham dois dias por semana para aprovar projetos e leis que só servem para afundar ao que não tem, encher o saco ao que tem pouco e beneficiar só a alguns.

Pertenço a um país onde as carteiras de motorista e os certificados médicos podem ser "comprados", sem fazer nenhum exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no ônibus, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar o lugar.

Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o pedestre. Um país onde fazemos um monte de coisa errada, mas nos esbaldamos em criticar nossos governantes.

Quanto mais analiso os defeitos do Fernando Henrique e do Lula, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem "molhei" a mão de um guarda de trânsito para não ser multado.

Quanto mais digo o quanto o Dirceu é culpado, melhor sou eu como brasileiro , apesar de ainda hoje de manhã passei para trás um cliente através de uma fraude, o que me ajudou a pagar algumas dívidas.

Não. Não. Não. Já basta.

Como "Matéria Prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas nos falta muito para sermos os homens e mulheres que nosso país precisa.

Esses efeitos, essa "ESPERTEZA BRASILEIRA" congênita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos de escândalo, essa falta de qualidade humana, mais do que Collor, Itamar, Fernando Henrique ou Lula, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são brasileiros como nós, ELEITOS POR NÓS.
sociedade

Nascidos aqui, não em outra parte... Me entristeço. Porque, ainda que Lula renunciasse hoje mesmo, o próximo presidente que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos.

E não poderá fazer nada... Não tenho nenhuma garantia de que alguém o possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá.

Nem serviu Collor, nem serviu Itamar, não serviu Fernando Henrique, e nem serve Lula, nem servirá o que vier. Qual é a alternativa? Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror? Aqui faz falta outra coisa.

E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados....igualmente sacaneados!!!

É muito gostoso ser brasileiro. Mas quando essa brasilinidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, aí a coisa muda... Não esperemos acender uma vela a todos os Santos, a ver se nos mandam um Messias.

Nós temos que mudar, um novo governador com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada. Está muito claro...... Somos nós os que temos que mudar.

Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda nos acontecendo; desculpamos a mediocridade mediante programas de televisão nefastos e francamente tolerantes com o fracasso.

É a indústria da desculpa e da estupidez. Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de surdo, de desentendido.

Sim, decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO QUE O ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO. AÍ ESTÁ. NÃO PRECISO PROCURÁ-LO EM OUTRO LADO.
E você, o que pensa?.... "
corrupção
Campanha Rir para não Chorar
 Imagens: fotos manipuladas dos trabalhos em papel marchê da Papel pra toda obra

5 comentários:

  1. Querida Márcia, que post incrível !!!

    Tenho que concordar, na minha opinião também somos os verdadeiros "culpados" pelo caos do cenário político !
    Acho que ainda nos falta a pura consciência de que este direito deve ser exercido com seriedade e muito bem analisado, pois no resultado desta ação está nossa vida e nosso futuro !
    Adorei !
    Um enorme beijo !

    ResponderExcluir
  2. Marcinha, minha linda!
    SENSACIONAL!!! SENSACIONAL!!!
    Foi, de longe, o melhor texto que li sobre o cenário político brasileiro. Penso da mesma forma! Culpar quem o povo (nós) elege? Eu posso pensar diferente, você também, nossa opção de voto ser diferente daquela que elegeu o poder, mas vence a vontade da maioria...a voz do povo é a voz de Deus! (?). É a velha história de sentar-se confortavelmente na poltrona de casa e ficar indignado com a lama da corrupção, apontando os defeitos e as deficiências políticas, mas que tal voltar às urnas? Seria diferente? Se tudo nos fosse permitido voltar atrás para repararmos erros, não seríamos prudentes e atentos com os nossos passos. Ainda assim, caminhamos trôpegos pelo escuro, guiados pelas promessas que seduzem uma ambição mórbida que existe dentro de cada um. Todos querem ser técnicos da seleção e dar os seus pitacos de dribles e jogadas espetaculares, mas ninguém quer colocar a camisa e entrar em campo, suar, correr 90 minutos em busca de um gol!
    Infelizmente é assim que somos nós...todos olhando de seus vidros empoeirados e lembrando do tempo do Jânio, Juscelino, etc, etc... Memória de brasileiro é curta. No fundo todos querem mesmo é a liberdade....liberdade para maracutaias, sonegações e impunidades. Dizer as palavras "ordem e progresso" e bater no peito patriótico é bonitinho...mas ninguém quer aprender a cantar o próprio Hino Nacional... De que valem as palavras "ordem e progresso"? Efeito enganador da hipocrisia brasileira!
    Pronto! Escrevi!!! hahahaha
    Grande beijo, minha querida! Show de bola!
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marcia!
    Tens toda razão Marcia, assim como vários ontens, hoje nada mudou (nem mudará!)!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  4. Meu querido Rike! È triste, mas é fato! Mais um eleição provou que estamos ficando piores que antes! E quando pesnamos que somos livres para escolher, somos mais uma vez enganados por um sistema criado para burlar regras, para levar vantangens!
    De 570 deputados, apenas 33 foram escolhidos para estar ali. Muito mal escolhidos por sinal! Tem palhaço, jogador de futebol, ator... e levados pela ignorância do povo, vem mais de 400 surfando na fama daqueles ali! Enfim, onde é que está a democracia??? Que diz que é o povo que escolhe???? Coisa nenhuma! Somos um bando de otários, isso sim! Pois somos nós que sustentamos essa corja toda!
    Rike, homem! como dizia Renato Russo: Que país é esse????
    Muito obrigada pela visita e por comentar! Bjo enorme para vc! Marcia

    ResponderExcluir
  5. Ιt's nearly impossible to find knowledgeable people in this particular topic, however, you seem like you know what you're tаlking about!

    Thаnks

    Also viѕit my hοmepаge ... payday loans

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger