Cansei de deixar para depois... | Mamãe Recomenda

22 de outubro de 2010

Cansei de deixar para depois...

Há algum tempo atrás quase empacotei! Escrevi sobre isso na ocasião, no post "E se hoje fosse seu dia de morrer?" Sempre gostei de assuntos ligados à alma, à psique, à consciência,  mas depois desse episódio, passei a ter um interesse maior. Quando encaramos a fragilidade da vida, algo em nosso íntimo muda.  Surgem muitos questionamentos sobre a razão da nossa existência, os objetivos que conquistamos e principalmente, o sonhos que não realizamos.

Descobri a pouco o blog de Rodolfo Araújo - Não posso evitar..., e li um post sensacional sobre "procrastinação" (aquela mania, quase vício, de deixar tudo para daqui a pouco... para depois... para amanhã... pensar mais que agir... deixar para amanhã, o que você poderia ter feito ontem... ou não fazer agora o que você não fará daqui a pouco. É o nome complicado dos desorganizados, dos indecisos, dos inseguros e quem diga - minha sogra diria! - dos preguiçosos!

Reconheci em mim essa palavra dificil! Preguiça? Não... o pior é que não sou nada preguiçosa, tenho pique para tudo, principalmente se estou empolgada! O meu maior problema é a desorganização do tempo e do espaço no espaço e no tempo!

Mesmo depois de constatar pessoalmente, que o tempo pode não ser tão longo quanto planejei, ainda assim, tenho uma grande tendência a desperdiçá-lo.  Na verdade, não consigo me organizar entre tantos afazeres diários e aqueles que eu realmente gosto. Tentando fazer tudo ao mesmo tempo agora... um pouco aqui, outro pouco ali, de manhã até de noite ou até que a madrugada termine, trazendo o pânico por não ter dormido o suficiente para aguentar o tranco do dia que começa sem que eu tenha terminado o que comecei ontem, mas já cheia de idéias para o que posso fazer daqui a pouco. Uma eterna alternância entre procrastinar e postergar.

Ok. Eu já tinha sido informada desse vício nas sessões de terapia transpessoal, que aliás recomendo a todos! E fazendo uma retrospectiva de mim mesma, concluí que foram tantos projetos, planos e sonhos inacabados ou nem iniciados, que se tempo fosse, de fato dinheiro, com certeza eu já seria uma bilionária! Já que arrasto esse mal desde a infância. Nunca fui uma estudante exemplar, só estudava um dia antes da prova. Sempre dormi até o último minuto antes do ônibus passar! Leio 5 livros sem terminar nenhum. Nunca consegui fazer uma poupança. E só penso em como pagar a conta, quando ela chega! Admito... talvez minha sogra tenha razão... tem uma certa preguiça no meio de tudo isso, a preguiça para ser diciplinada! Mas, juro que é inconsciente!
 
Existe explicação cientifica para a procrastinação, há causas psicológicas e fisiológicas, há o tipo relaxado ou tenso. Em alguns casos, pode até caracterizar uma patologia mental, como Transtorno do Deficit de Atenção, por exemplo. Mas, para mim, não adianta nem dar essa desculpa. 


Faz quase 10 dias que estou estudando um bom assunto para um post... e entre escolher esse tema e ficar na dúvida sobre um outro... mais dois dias se passaram. E quantas vezes vou até meus blogs preferidos para parabenizar os escritores dos textos lindos que eu leio e quando começo...o telefone toca...o carteiro chega... e já está na hora de buscar as crianças na escola!  E o tempo passa... E eu não passo a roupa! Do mesmo jeito que a pilha de roupas cresce, aumenta a pilha de idéias, que estão dentro de mim, mas não encontram espaço nem tempo para se manifestarem...os quadros que não pinto, alegando um bloqueio criativo, que não passa nunca... as felicitações que dou(quando dou aos queridos aniversariantes alguns dias depois da data querida... tem dias, que vou ao banheiro, e empolgada na leitura, esqueço o que lá fui fazer!

Enfim, acho que estou precisando dar uma geral nessa zona toda, não?! Bom saber que não estou sozinha nessa dura briga pela diciplina. A procrastinação é quase uma caracteristica humana! Afinal, que ser humano prefere as obrigações maçantes ao deleite de um bom filme, de um bom livro ou mesmo de um bom site na internet??? Como afirma a velha frase: primeiro a obrigação, depois a diversão.
Quem não conhece a fábula "A Formiga e a Cigarra"??? Enquanto a formiga trabalhou o verão inteiro para garantir o alimento no inverno, a Cigarra passou o verão na esbórnia! E um inverno de fome! A regra é clara: quem não planta, não colhe! 

Cansei dessa mania! Vou resolver essa pendenga! E não dá para deixar para depois! Tá afins??? Não sabe como? Vixi, quando fui pesquisar esse assunto, tinha tanta informação, que comecei a me sentir uma plagiadora! Mas, decidi não deixar esse assunto de lado. E de alguma forma, quando dividimos problemas, eles pesam menos, embora não signifique que foram resolvidos!

Então, chega de enrolar, né?! Você pode ler mais (muito mais!) sobre esse assunto: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger