Who are you? | Mamãe Recomenda

16 de março de 2011

Who are you?

novaA diversidade de papéis que temos  em nossa vida, muda a expressão do "ser alguém" para "estar alguém". Afinal, somos pais, mães, filhos, clientes, homens, mulheres, funcionários ou patrões. Sendo nós mesmos, diferentes em cada circunstância. Temos que reafirmar valores, reorganizá-los e até mudá-los constantemente. Algumas situações podem revelar atitudes e sentimentos, que não imaginaríamos partir de nós, assim um novo "eu" surge, podendo somar-se ao "ser" ou mesmo mudá-lo completamente. Portanto, acho que essa teoria pode explicar por que na língua inglesa, o  verbo mais importante, o verbo To Be, significa Ser e Estar ao mesmo tempo. Diante da inconstância do ser, podemos mudar a pergunta "quem é você" por "quem está você", para não assassinar o português, "Who are you?"

"Você disse Ser Humano?"

Para a publicidade, você é um target a ser atingido; para a Receita Federal, um contribuinte a ser tributado; em algumas empresas, você é um recurso para ser administrado; perante a Constituição, um cidadão com direitos e deveres; para qualquer loja, um cliente a atender; para o mercado, consumidor. 
E uma série de números - RG, CPF, senhas e registros em bancos de dados. Parafraseando Flusser e Proudhon, completando com Raul Seixas, ser alguém é também ser codificado, conectado, plugado, mapeado, digitalizado, tuitado, blogado, perfilado, guardado em bits, pixelizado e significado, se quiser existir." (
"O que é ser alguém?" Luís Mauro Martino - Revista Filosofia)


meninasFazer aniversário, até para quem diz que não, traz sempre alguma reflexão sobre a vida. Se eu encontrasse com a Márcia de 15, 20 anos atrás, qual seria o diálogo??  Abandonei muitos sonhos, segui em outra direção, nunca imaginei ser mãe, ainda mais de 4 filhos!  Já passei da fase de imaginar o que teria acontecido, se tivesse seguido os planos da menina sardenta e de cabelo cor de fogo, que os professores comparavam a uma brasa saltitante, que no fundo era carente e insegura. Insegurança essa, que luto até hoje! Uma necessidade de aprovação, um medo de não me compreenderem, uma bobagem, que venho combatendo arduamente, já com bons resultados, mas longe de uma solução!

Não tive grandes traumas, nem muitas decepções, o que geralmente causa algumas mudanças. O que foi me transformando com passar desses anos foi o cotidiano mesmo. Ter filhos é algo que  nos ensina mais do que temos a ensinar. E com eles, eu aprendi a ser melhor do que eu era antes. Mesmo que a essência seja a mesma, o que percebo em algumas atitudes e pensamentos insistentes, sinto que muita coisa mudou.

O segundo casamento me mostrou que uma relação saudável e feliz, só pode ser baseada em muito respeito e admiração. Colocar-se no lugar do outro, perceber o quê nossas ações despertam no outro, ser tolerante e compreensivo.

novoHouve um tempo que eu acreditava que o dia do meu aniversário era uma marco, uma oportunidade, como acredita-se ser o Reveillon. Eu ficava esperando o presente, a surpresa, a mudança. Essa crença foi motivo de decepção, de depressão até, quando me dava conta de que nada mudaria, de que não haveria surpresas, quiçá um presente. Finalmente me dei conta que ninguém pode me dar esse presente... apenas eu mesma.

 Aos 35 anos eu mudei. Sinto-me em paz. Mudei a direção do meu olhar para dentro de mim e me deparei com um admirável mundo novo, cheio de mistérios e supresas, que não precisam de datas especiais para acontecer. Ainda tropeço nos meus defeitos, mas convivo melhor com eles... estou tentando canalizá-los, já que fazem parte de mim, não dá para extirpá-los. Acolhi a minha sombra, tenho que viver em harmonia com ela, se quiser me sentir completa. Aceitei o caminho, que eu mesma escolhi  mas não o reconhecia. Aos 35 anos eu nasci para mim mesma.


16 comentários:

  1. Marcinha, minha linda e querida amiga!!!!
    Nossa, que texto fantástico! Bem, depois de conhecê-la pessoalmente não deveria me surpreender, mas a vida é assim mesmo, cheia de momentos inesperados e surpreendentes, fazendo com que olhemos a mesma pessoa diversas vezes, de várias formas e ainda assim nos encantando cada vez mais. É a tal da admiração e respeito que você lindamente colocou aqui sobre os relacionamentos... Sinto-me gratificada por poder ler um texto tão sensível e cheio de maturidade, levando-me às mais profundas reflexões sobre a vida e os mistérios que a envolvem. O bom de cada aniversário é que reavaliamos a pessoa que somos, buscando no passado apenas uma constatação de evolução, agradecidas pelo tempo de hoje...pelo menos assim é comigo!
    Acho que a grande alegria é poder se olhar no espelho, sem medo das rugas que surgem, e poder se reconhecer em essência. Acho que aquela menininha insegura, ruivinha, brasa saltitante...rsrs... ainda nos fala muito! Mas quando ela se manifesta é apenas para dizer: Obrigado tempo! Pelo que me ensinou e por me fazer crescer sem perder o frescor do passado! E quanto mais te "leio", amiga, mais vejo a beleza da pessoa que você é, transmitidas em palavras que tocam o coração daqueles que se encontram nas mesmas buscas e aprendizados.
    Muito obrigada por esse texto! Valeu todo o meu dia essa passagem aqui!
    Antes que eu me esqueça: PARABÉNS!!!! Que muitos anos venham te trazendo felicidade, aprendizado e amor... e que você possa sempre compartilhar toda essa fabulosa experiência conosco!
    Sou sua fã, mulher!!! Poxa vida! Que maravilha isso aqui!
    Bravo! Bravo!!!
    Com amor, de amiga,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcia!

    A vida é uma dádiva e nós seres humanos só precisamos compreender isso! Assim nos tornamos melhores em nosso próprio interior quando decidimos acolhe-lo e nisso se dá todo nosso próprio desenvolvimento ao longo do caminho. Fico feliz que podemos aproveitar cada novo ciclo assim como você o descreveu muito bem e que este agora brinde seus novos 365 dias surpreendendo-a cada vez mais! Viver o agora é estar num eterno presente! Feliz Aniversário e que com este novo ciclo possa conquistar renovações!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  3. Somos seres que estão em constantes buscas e descobertas.
    A cada dia nasce em cada um de nós algo novo, uma ideia diferente, um olhar monocromático ou super colorido.
    E apesar de todas as experiências pelas quais passamos, apesar de infinitos momentos vividos sempre haverá a eterna pergunta - QUEM SOMOS NÓS...????
    Você saberia responder?
    Eu às vezes sim, mas n'outras vezes não.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Thankѕ a lot for shагing this with all peoρle уοu aсtually recοgnize what
    уou're speaking about! Bookmarked. Please additionally talk over with my website =). We could have a hyperlink exchange contract between us

    My weblog ... Make a website
    my webpage > HOW TO MAKE A WEBSITE

    ResponderExcluir
  5. Hello, thіs ωeеkend is ρleaѕant dеsigneԁ for mе,
    sincе thіs time i аm rеadіng this
    enoгmous educаtiοnal artісle herе at my hοusе.


    Hеre is mу webpage - Www.Negeso-Cms.De Homepag Erstellen

    ResponderExcluir
  6. Hoωdy I am so glad I fоund your web sitе, I reallу fοunԁ you by eгror, while I was
    browsing on Digg for sοmething else, Anyhow I am here now
    and woulԁ just like tο say thanks foг a fantastic pоst аnd a all round
    eхсіting blog (I also love thе theme/deѕign),
    I dοn't have time to browse it all at the moment but I have saved it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the superb work.

    Feel free to visit my web blog alojamiento Web

    ResponderExcluir
  7. I гeally lovе your website.. Excellеnt
    сolors & theme. Did you build this website
    yourself? Ρleaѕe rерly back аѕ I'm hoping to create my own personal blog and want to find out where you got this from or exactly what the theme is named. Kudos!

    Also visit my web site; Creare un sito Creare siti web CREARE SITI WEB

    ResponderExcluir
  8. I haѵe been browsing online moге than 2 hours
    today, уet I nevеr fоund any interesting аrticlе like youгs.
    It's pretty worth enough for me. In my view, if all website owners and bloggers made good content as you did, the web will be much more useful than ever before.

    Visit my page - Achat nom de domaine

    ResponderExcluir
  9. You actually maκe it seem so easy with yоur pгеsentation but I find thiѕ matter to be actually
    something ωhich I thinκ I ωould never understanԁ.

    It seemѕ too cοmplісateԁ and еxtremely
    bгoad for me. I am looκing forwаrd fοr your next pοst, I'll try to get the hang of it!

    Here is my weblog: http://nojiyan.net/mediawiki/Index.php/Creare-siti-web10

    ResponderExcluir
  10. I'm gone to inform my little brother, that he should also visit this web site on regular basis to obtain updated from most up-to-date news update.

    Check out my blog: http://geriskids.jrgeriatrics.com/blogs/viewstory/123143

    ResponderExcluir
  11. I'm not sure exactly why but this weblog is loading extremely slow for me. Is anyone else having this problem or is it a problem on my end? I'll check baсk lаter on аnd
    sеe іf thе prοblem still exiѕts.



    my blog ρost diseño web

    ResponderExcluir
  12. Нey would you mind stating which blog ρlatfοrm you're working with? I'm going to stагt mу own blog soon but I'm having a difficult time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I'm looking for something unique.
    P.S My аρolоgiеs for getting off-tоpіс but I hаd
    to aѕk!

    Check out my web page ... criar um site

    ResponderExcluir
  13. Μy brother suggestеd I mіght liκe thіs blog.
    He wаs tοtally rіght. This post actuаlly maԁe my dау.
    You cann't imagine simply how much time I had spent for this info! Thanks!

    Also visit my blog; CREATE A WEBSITE

    ResponderExcluir
  14. I likе thе valuable infо you pгovide
    in your аrtісles. I'll bookmark your weblog and check again here frequently. I'm quitе
    cеrtаin I'll learn many new stuff right here! Best of luck for the next!

    Stop by my web site: alojamiento web

    ResponderExcluir
  15. I dο not even know thе ωay I endеd uр
    here, but І thought thіs submit wаs grеat.
    I don't understand who you'гe but cеrtaіnly you're going to a famous blogger for those who aren't alгеady.

    Cheerѕ!

    Fеel free to surf to my ωebѕіte; http://www.community.mietmie.nl

    ResponderExcluir
  16. It's a shame you don't have a donate buttοn!
    Ι'd most certainly donate to this brilliant blog! I suppose for now i'll
    settle for booκmarking and addіng youг RSS feed to my Gоoglе
    account. I look forwaгd to freѕh updates аnd will
    talκ abοut thiѕ blog with mу Facebook grοuр.
    Chat soοn!

    Heгe іs my hοmepage: boneeater.info

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger