Livros para criança, para você e pra mim! | Mamãe Recomenda

19 de maio de 2010

Livros para criança, para você e pra mim!

Depois do último post, preciso compensar a piada com um post útil!
Quero recomendar livros infanto-juvenis, mas garanto que muito marmanjo vai adorar! Se você tiver filhos, sobrinhos ou netos, é o presente ideal.
A Olívia, minha filha mais velha, ganhou o "Até as Princesas Soltam Pum" da excelente Editora Brinque-Book, que fala de Laura, uma garotinha e, como toda criança, é bem curiosa. E uma das questões que mais a intrigam, assim como a seus colegas de escola, é saber se as lindas princesas de contos de fadas soltam ou não pum.
Ela recorre ao pai para esclarecer esta dúvida tão perturbadora, que, por sua vez, recorre ao antigo "livro secreto das princesas". Com ele, vem a confirmação: sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum!
Mesmo diante da realidade, Laura sabe que as princesas dos contos de fadas continuam a ser as mais lindas. 
O livro é excelente! A história é sensacional, engraçadissima! E as ilustrações, da talentosa Ionit Zilberman, olha! são maravilhosas! Os trabalhos dela ilustram um monte de livros, revistas e jornais porque são realmente incríveis.
A Editora Brinque-Book tem uma coleção de livros ótimos, vale a pena conferir! E esse post não propaganda paga não! São bons mesmo!

Outro livro que eu acho sensacional é "A Fantástica Fábrica de Histórias para Crianças"daEditora Matrix. São 40 cartões com começos de histórias com muita variedade, de momentos engraçados até outros de provocar medo. O que importa é exercer a imaginação. Você pode pedir para a criança tirar um cartão ou você mesmo ler um início de enredo para ela. Depois, você, ele ou alguma outra pessoa ou criança por perto pode continuar a história do jeito que quiser. Esse tipo de brincadeira funciona muito bem em família, aumenta o vínculo, cria chances para outras conversas, amplia o vocabulário e cutuca a criatividade e a curiosidade da criança. Além de ser uma ótima dica quando a criança estiver com uma porção de amigos.

Seguindo a mesma linha, também da mesma editora, tem "A Caixa Mágica de Perguntas para Crianças" de Paulo Tadeu: “Se você pudesse dar um nome para um planeta, que nome daria a ele?”; “Do que você tinha medo antes, mas não tem mais medo agora?”. Com questões como essas, A Caixa Mágica de Perguntas para Crianças vai instigar a imaginação de meninos e meninas e estimular a conversação entre eles e com os adultos. Um livro em forma de caixa, com 40 perguntas inteligentes e divertidas. Experimente a magia de um delicioso bate-papo.


E eu não podia deixar de falar do best-seller do momento, "O Diário de um Banana" de Jeff Kinney. Eu comprei para os meus filhos os 3 livros, mas quem ficou viciada fui eu! Já li umas 3 vezes! Morro de rir em cada uma delas. Parece que ele descreve os seus pensamentos de quando estava na escola. 
"Numa mistura entre texto e desenhos, fugindo do padrão convencional da literatura e dos quadrinhos, a obra narra os conflitos, angústias, desejos e atitudes de Greg Heffley, um herói às avessas, vivendo o turbulento período da adolescência e a dificuldade de convivência com os colegas da sexta série do ensino fundamental.
A principal inovação do livro está na forma de diagramação escolhida. O trabalho é efetivamente um diário, com o design seguindo perfeitamente as linhas, em uma fonte que lembra a manuscrita. Para completar, há uma série de desenhos divertidos e, principalmente, debochados, que ora completam, ora incrementam a narrativa.
Ao contrário dos heróis costumeiros dos quadrinhos que apresentam um comportamento padrão, com leves desvios de caráter, a personalidade do ícone da história é diferente. Greg, 12 anos, é revoltado, busca, de todas as formas, alcançar a fama na escola e o sucesso com as mulheres sem preocupações "éticas". Afinal de contas, ele não passa de um adolescente comum.
Relapso na escola e com uma conturbada relação com a família, Greg adora provocar o irmão mais velho – ou repetir suas inconveniências – e transformar suas atitudes em atos heróicos para Manny, o irmão mais novo. Por essa razão, a construção do conceito de família é bastante falha.
Apesar do humor extremamente infantil – que dá o verdadeiro tom de O Diário de um Banana -, em alguns momentos, a obra pode ser entendida por um viés mais maduro, como a legítima representação das idéias de um adolescente." (fonte: A Gazeta do Povo) 

Eu adorei o livro. Esse papo de "construção do conceito de família" é  pura coisa de psicologia hipócrita, pois em toda família em que há irmãos, há brigas, um apronta com o outro, é extremamente normal e divertido! Não há mal exemplo nenhum, que já não tenha sido dado pela natureza humana!

Se você ficou na dúvida ou quer saber mais sobre outros títulos, a Revista Crescer tem uma relação dos 30 melhores livros infantis de 2009 vale a pena conferir!

Um comentário:

  1. Adorei as dicas Marcia... O diário de um banana me deixou curiosa... vou comprar pro meu filho e aproveito pra ler tbm!
    Beijos

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger