E se hoje fosse seu dia de morrer? | Mamãe Recomenda

29 de maio de 2010

E se hoje fosse seu dia de morrer?

Quando ouvimos a palavra morte, evitamos até repeti-la, afinal, piegas ou não,  é a única certeza que temos na vida! Acontecerá com todos, mas evitamos pensar, que um dia, nosso tempo vai acabar.

Eu andei exagerando na dose. Madrugada a dentro grudada no computador, levantando cedo, correria, dieta... o corpo me avisou. Mas, eu não dei ouvidos. Insisti e achei, que uma boa dose de vitaminas, resolveria o problema! Resultado: Quase estiquei as canelas! Segundo o Mário, que me achou caída no banheiro, eu dobrei o cabo da boa esperança! Pelo menos por alguns minutos. E sem pulso nem pressão, andei de resgate, com direito a oxigênio e tudo... bom, foi o que me contaram, porque acordei umas 6 horas da manhã na maca do hospital. Para os curiosos, por causa das dores no corpo da gripe, tomei um Dorflex e empacotei! (Remédios só com prescrição médica, viu! Não tente fazer isso em casa!)
Como ainda não chegou a minha hora - meus 4 filhos agradecem! - tive a oportunidade de pensar muito sobre o assunto. Eu já estava procurando um bom papo cabeça para um post, mas acabei vivendo um!

Mas, pense comigo. E se hoje fosse seu dia de morrer? De abotoar o paletó, bater as botas, picar a mula, partir dessa para melhor???
O que você fez hoje, que foi diferente de ontem? Você fez alguém feliz hoje? Você que tem vontade de comer um brigadeiro no almoço, mas não o faz por causa da dieta? Não tem filhos, por planejou tê-los o ano que vem? Não casou com o amor da sua vida, porque está esperando sair o abono do prêmio de participação dos lucros da empresa, que disseram que no próximo semestre, você receberá, se trabalhar 14 horas por dia inclusive aos sábados e domingos?
E se hoje fosse o seu dia de morrer?
A inconstância da vida nunca é planejada! Planejamos tudo, para viver. Morrer não está nos nossos planos. Mas, acontece. De repente. Sem avisar. E ás vezes da maneira mais idiota possível!
E se hoje a vida nos obriga a se comportar de tal maneira a não sentir, só pensar. Então, pense! Pense em sentir mais. Trate de arrumar uma maneira de conciliar toda essa razão com a emoção. Planejar é bom. Nunca consegui fazer isso direito , mas me disseram que é bom. Mas, não vá passar o seu precioso tempo só planejando, pois você pode não ter tempo para concretizar os seus planos.
Eu planejava um post papo cabeça... poderia ter morrido ontem. Você, que começou a ler hoje ou já leu alguma coisa desse blog, talvez se perguntasse o por quê não escrevo mais... ou nem notaria que sumi. Porque a vida continua, com ou sem planos. E nosso livre-arbítrio é uma ilusão, pois se pudessemos escolher, ninguém morreria antes de realizar seus planos. Eu não morri ontem e meus planos de escrever se concretizaram. Penso e sinto, que algum motivo há para isso. Talvez você seja esse motivo, quem sabe? Talvez você precisasse ler algo assim ou eu que precisava descobrir, que não tenho mais 20 anos para virar noites sem consequências... isso não importa! O que importa é que estamos vivos! Hoje e agora, sendo assim, ainda podemos mudar nossas atitudes em relação à vida, às pessoas, ao mundo. 

Eu sou fã do jornalista Salomão Schvartzman, colunista da Band News FM, ouvi um texto maravilhoso chamado "Formas de ilusão quanto à nossa imortalidade", como não consegui o texto impresso, tentei transcrevê-lo, mas lembre-se, ontem eu quase fui pra terra dos pés juntos! Então?! Se houver algum erro me perdoem! Errar e morrer é humano!

Incluo o link para quem quiser ouvi-lo, porque com a voz dele, o texto  fica muito mais emocionante!!


"A editora me presenteia com o Livro "100 Lugares que você deve conhecer antes de morrer". Quem pensa em morrer? Só tenho 76 e quero morrer jovem! O mais tarde possível... 
Diz Woody Allen, que não tem medo de morrer, apenas não quer estar lá quando isso tiver que acontecer. 
A Marta Medeiros escreve sobre muita gente que fala: "No meu tempo..." e provavelmente, o medo de envelhecer, que leva as pessoas a esses precoces exercícios de nostalgia. Como se tudo no passado fosse melhor do que hoje. Como se pudéssemos perpetuar nossa juventude. 
Como conhecer 100 lugares leva um tempo razoável, tenho para mim, que a confecção dessas listas, também é uma forma de nos iludir quanto a nossa imortalidade. Nossa eterna joar de vivir.  
A exemplo da Marta, quando me deparo com essas listas, fico ao mesmo tempo motivado e angustiado. Pegue qualquer lista de 100 coisas, viagens, comidas, filmes. Isso se for muito viajar, você conhecerá uns 5% dos lugares, só. Das 100 coisas para se fazer antes de morrer, por exemplo, eu nunca dirigi uma Ferrari, nunca fiz um safari na África, nunca entrei numa cratera de vulcão na Islândia, nunca perdi uma fortuna em Las Vegas, nunca nadei com Golfinhos, nunca disse "depois de mim o dilúvio", nunca fui convidado para um desfile de lingerie da Valisere, nunca descobri o motivo dos olhos de Capitu serem oblíquos e dissimulados, nunca participei de mensalão, nunca vi uma banda passar falando coisas de amor, nunca soube o que a baiana tinha, nunca soube dançar o puladinho, nunca vi meu nome cogitado para funcionário do senado, enfim, é muito provável, é muito provável, que eu nunca venha a fazer ou conhecer nenhuma dessas coisas, a única  exceção, mais ou menos viável, seria frequentar uma praia de nudismo, mas a essa altura da vida, eu acho que estaria cometendo um atentado à estética e ao bom gosto,  algo imperdoável para se fazer antes de morrer. Mesmo porque, se fosse uma praia de nudistas, eu correria o perigo de ser informado de que a única coisa volumosa, que eu tinha, era o nariz. O meu tempo, o seu tempo, do amigo que me ouve todo dia é hoje, é hoje que você pode e deve ser feliz."



11 comentários:

  1. Quem bom que você ainda está conosco. Assim você pôde nos presentear com esse depoimento emocionante. Assim como foi emocionante o Salomão nesse texto que você utilizou para engrandecer ainda mais seu depoimento.

    Grande abraço.
    Ótimo domingo para ti e para seus quatro rebentos.

    ResponderExcluir
  2. Vc é maluca mulher? Ir pra Terra do Pés Juntos sem a gente se ver de novo pra dar risada? É ruim, hein! Tá bom, me convenceu, vou passar aí!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. nuss de boa num sabe o quanto feiz bem pra mim ver este teu post!

    eu sempre pensei assim, tenhu q acordar td dia pensando q pode ser meu ultimo!

    brigado

    ResponderExcluir
  4. Excelente post!


    www.seuwebsitenainternet.com.br

    ResponderExcluir
  5. O livre arbítrio é a crença ou doutrina filosófica que defende que a pessoa tem o poder de escolher suas ações.. assim como a física explica e comprova que toda ação tem sua reação.. sendo assim suas escolhas resultaram em reações que poderiam ter lhe tirado o direito de concretizar todos os seus sonhos. Assim não concordo em você dizer que " O livre Arbítrio e uma ilusão". pois foi conseqüência do mal uso do seu livre arbítrio que você poderia não ter a chance de concretizar seus sonhos e projetos, e não por ele ser "ilusão". Desculpe qualquer coisa e fico feliz que esteja bem apesar de não conhece-la.. fora isso concordo com tudo que você diz, contanto que seja usado com sabedoria. Pois o livre arbítrio e um dos maiores presentes que nós podemos receber! Belissimo Post

    ResponderExcluir
  6. qualquer coisa... adriano.inter10@hotmail.com

    mais uma vez belíssimo Post! parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Primeira vez que entro em seu blog, adorei o post! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Agradeço muito a participação! As mensagens de boas energias, as puxadas de orelha! Estar vivo é poder compartilhar idéias! Me sinto mais viva, que nunca! Bjocas babadas a todos!

    ResponderExcluir
  9. Que lindo! Muito bom, eu adorei. ^^

    ResponderExcluir
  10. My bгother recommendеd I may like thіѕ ωеb sіte.
    He ωaѕ οnce totally гight.
    This рost aсtually madе my day. Yоu can not imаgine ѕimply how much timе I had spent for thіs info!
    Τhаnks!

    My weblog :: payday loans

    ResponderExcluir
  11. Infoгmative article, totallу whаt I was looκіng
    foг.

    Chеcκ out my web blog :: crear pagina web

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger