Qual a música que te arrepia? | Mamãe Recomenda

26 de maio de 2010

Qual a música que te arrepia?

Hoje, deixo o cinema de lado e quero falar de música. A música tem um enorme poder de causar emoções, que nós não sabemos explicar. Estes sentimentos, muitas vezes esmagadores, surgem aparentemente do nada e mudam nosso humor, afetam nossas percepções e podem alterar o nosso comportamento. O mistério do poder da música virou obsessão científica.
 O que é mais incontestável sobre a música do  que o seu poder de provocar emoções? Existe alguém que não sente nada ao ouvir uma música? Pesquisadores duvidam de que qualquer cérebro normal seja imune a capacidade da música de mergulhar e se fundir com nossas emoções. Esse mistério constitui uma das mais importantes questões sobre a natureza humana e sua base neurológica. As respostas a esse mistério, também podem ajudar a entender o papel especial da música, tanto como uma necessidade aparentemente humana e como do que ela é capaz de despertar no ser humano.
Mas, descobrir essa questão pode levar muito tempo, pois os cientistas não entendem como a mesma música pode despertar diferentes sensações. Inicialmente, acreditava-se que tinha haver com a memória e com a experiência armazenada de cada um. Porém, eles também perceberam, que uma mesma música pode também despertar os mesmos sentimentos em pessoas completamente diferentes, na cultura, na língua, na religião e nas experiências.
No entanto, a música pode produzir diferentes respostas emocionais em diferentes indivíduos e até mesmo respostas diferentes na mesma pessoa em momentos diferentes.
Podemos também, usar a música como uma forma de caracterizar a personalidade, por exemplo, os extrovertidos são pessoas que gostam de estar rodeados de pessoas, gostam de frequentar lugares badalados, e os introvertidos, preferem uma vida mais calma. Curiosamente, o efeito que a música de fundo afeta o aprendizado e recordar esta dimensão depende da personalidade. Furnham e Bradley, da Universidade College de Londres, realizou um teste para  avaliar o papel do som em diferentes aspectos da personalidade de estudantes universitários. Eles escolheram estudantes com a mesma faixa de QI para eliminar o efeito das possíveis diferenças de inteligência sobre os resultados. Foi pedido, que  os universitários lessem um trecho de um texto com 400 palavras, primeiro em silêncio, depois ouvindo uma estação rádio de música pop com a voz ocasional de um disk jockey.  Depois de 1 minuto de silêncio, foram feitas perguntas sobre o conteúdo do texto. Os introvertidos lembraram significativamente menos do que os extrovertidos.  Em outras palavras, para a música ser uma distração durante a aprendizagem, depende da personalidade de cada um, não é a mesma para todas as pessoas, nesse caso, depende se elas são extrovertidas ou introvertidas.  Há pelo menos duas implicações desta descoberta. Em primeiro lugar, do ponto de vista prático, os introvertidos devem ser cautelosos sobre distrações potenciais com a música de fundo, se quiserem ter um melhor desempenho nos seus estudos. Em segundo lugar, as investigações dos efeitos da música sobre o comportamento, devem levar  em conta as diferenças individuais, ou seja, a esperança de uma ligação fixa com certas reações emocionais provocadas pela música provavelmente não será descoberta.

Com tudo isso, eu resolvi fazer uma seleção de músicas, daquelas que me arrepiam! Sabe, quando você ouve o primeiro acorde e sente aquele frio na barriga? Aquela vontade aumentar o som? De cantar alto pra todo mundo ouvir? Como se todo esse sentimento precisasse transbordar para todos a nossa volta?
A história de cada música, vou ficar devendo... mesmo porque se fosse para contar, teria que mudar o nome e a classificação do blog...hu!

Fiz o playlist no Mixpod.com, que é muito legal! Acho minha seleção bem democrática, porém bem curta! Haja música, viu! Mas, e vc? Qual música te arrepia???











Imagens: Joe-Ks - Gueto Boom Box / Music by Exxphoto
Fonte: Musica

Um comentário:

  1. Selo especial para vc amiga:

    http://selosemimosdoplaneta.blogspot.com/2010/05/premio-dardos.html

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger