O Poder do SIM | Mamãe Recomenda

18 de maio de 2010

O Poder do SIM

Eu já havia assistido antes e tinha gostado muito, mas ao assistir novamente, pude refletir mais na mensagem do filme Yes Man (Sim Senhor) com Jim Carrey. O filme conta a história de um cara chato, que passava os dias na frente da tv e dizia "não" para tudo, até que um dia vai a um encontro de auto-ajuda baseado no único e simples príncipio de dizer "sim" a tudo e a todos. Não vou entrar em mais detalhes sobre o filme, porque recomendo que assistir! Jim Carrey não está caricato, as piadas são impagáveis, e voltando ao assunto, a mensagem é o que nos faz refletir sobre nossa própria vida.
Eu achei esse ótimo texto do Evaldo Costa do site Texto Livre.com.br, que fala justamente sobre o poder do "Sim" na nossa vida.
"Você já parou para contar quantas vezes você diz SIM e NÃO durante o dia? Você acha que diz mais vezes SIM ou NÃO? Já parou para pensar o quanto essas duas palavras são capazes de nos influenciar? É isso mesmo, saiba que elas exercem um forte impacto sobre nossas vidas: uma de forma sublime e outra de forma abominável. 

Estudos demonstram que o nosso cérebro recebe comando das palavras que pronunciamos. Suponha que você esteja na fazenda de um amigo e resolva fazer uma descontraída caminhada pelo gramado a fim de conhecer melhor a propriedade. Daí, repentinamente, alguém próximo a você dá um enorme grito: “olha a cobra! Cuidado!”. O que você faria? Creio que a maioria de nós daria um enorme pulo. O fato é que, você não vai parar e pensar no que foi dito para só depois tomar uma atitude. O seu cérebro dará um comando para que você aja imediatamente. O mesmo ocorre quando você coloca a mão no fogo ou toma um choque. O processo é automático. Você age instintivamente.
O problema é que a nossa mente não funciona da mesma maneira para todas as palavras. A palavra NÃO, por exemplo, não é decodificada, pelo nosso cérebro em seu significado real. Se você diz que NÃO quer que algo aconteça, a sua mente NÃO irá obedecê-lo como deveria. Quer uma prova disso? Se eu lhe digo: NÃO pense em um carro vermelho. O que aconteceu? Incrível, não é? Você instintivamente pensou num carro vermelho, não foi? Portanto, nesse caso o seu cérebro não obedeceu ao comando NÃO.
Daí o cuidado especial que devemos ter com a palavra NÃO. Se você deseja conseguir resultados plausíveis evite dizê-la. Se o seu filho está faltando muitas aulas, ao invés de você dizer: filho NÃO falte mais aulas. O melhor seria você falar algo do tipo: filho como você pode agir para assistir todas as aulas e melhorar a sua performance?(...)"
Dizer "Sim" é estar mais aberto ao diálogo, é permitir-se mudar sua rotina, experimentar um novo tempero, uma nova possibilidade, uma nova maneira de ver as coisas. Abrindo às portas da percepção, deixa-se entrar a luz, que nos faltava para enxergarmos nossas próprias escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Você sabe o que rola por ai? O Ocioso sabe...

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Link Building - Free Innovative Link Exchange, Link Trading and Link Building
Do not just trade meaningless links, trade them to build your site. Use the Link And Build Innovative Link Technology to Build and Optimize Your Websites. Fast, Easy and Very Effective.

Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger