Arte que ensina a viver | Mamãe Recomenda

26 de julho de 2010

Arte que ensina a viver

A Arte não imita a vida. A Arte também ensina a viver. 
Quando recomendo filmes ou livros, geralmente recomendo aqueles cuja mensagem é de aprendizado, pelo menos para mim. Filmes ditos "papo-cabeça" são mais complexos, porém são os que mais possuem lições de vida. Só que alguns podem ser bem chatos!
Como muita gente não têm paciência com filmes complicados,  é bom saber que todos os filmes trazem em sua mensagem uma lição de vida, que resume sua história, da mais violenta das aventuras até a mais boba comédia.



Li uma matéria excelente na seção Mente Aberta da Revista Época sobre as lições de vida do cinema. Segue abaixo, alguns filmes muito conhecidos e suas respectivas lições, que alegram, emocionam e inspiram qualquer pessoa. Eu aumentaria essa lista para uns 50 filmes, pelo menos! Mas, não dá! Portanto, se você está procurando a solução para um problema e não sabe por onde começar, talvez na locadora ou na tv a cabo, esteja a inspiração que lhe falta!


era_do_gelo
A amizade supera as diferenças 
Filme: A era do gelo 
Roteiro: O grupo de amigos de espécies diferentes se une para ajudar o próximo.
Lição: É natural que a vida nos encaminhe para rumos diferentes dos de nossos melhores amigos. Mas, quando surgem dificuldades, é com eles que temos de contar.

 
nemoComo não esmorecer diante de problemas desesperadores
Filme: Procurando Nemo
Roteiro: Merlin, pai de Nemo, está inconsolável. Seu filho foi levado por mergulhadores para o outro lado do oceano. Ele consegue encontrá-lo, com a ajuda de uma amiga, Dory.
Lição: Talvez a melhor lição de um filme cheio de lições seja a canção da amnésica Dory: “O chefe acabou com o seu dia? Levou o maior fora da sua vida? Sua sogra vai passar o fim de semana na sua casa? Cante com Dory: “Quando a vida decepciona, qual é a solução? Continue a nadar, continue a nadar, a nadar...”


Julie e Julia
Como melhorar a autoestima
Filme: Julie & Julia
Roteiro: Julie (Amy Adams) é uma funcionária pública frustrada. Lê o livro sobre cozinha de Julia Childs (Meryl Streep) e se impõe o desafio de repetir todas as suas receitas. O “diploma” seria o pato recheado.
Lição: Impor-se uma tarefa difícil, mas possível – e, de preferência, prazerosa –, pode elevar a autoestima e até trazer benefícios inesperados. No caso de Julie, seu blog virou um sucesso e sua vida melhorou.

exterminador
Como vencer as máquinas 
Filme: O exterminador do futuro
Roteiro: Uma máquina é enviada do futuro para matar a mãe do líder dos humanos na guerra entre robôs e gente. Sarah Connor (Linda Hamilton) consegue esmagá-la em uma prensa.
Lição: Não tente fazer isso em casa. Chame um eletricista.

darth
Nunca é tarde para se arrepender
Filme: Guerra nas estrelas
Roteiro: Ao final de três filmes inteiros posando de vilão, Darth Vader se sacrifica para salvar o filho.
Lição: A vida familiar dos Skywalkers nunca foi muito saudável. Além de abandonar a mulher grávida, Darth Vader tornou-se o pior inimigo do filho Luke, a ponto de cortar sua mão direita em uma luta. Seu passado nada exemplar não o impede de entregar sua vida para dar cabo do imperador Palpatine, salvando Luke – e de quebra a galáxia. Na conversa final entre pai e filho, sem máscara, o vilão finalmente encontra a paz. Nunca é tarde para fazer a coisa certa.

branca_de_neve
Nunca aceite comida de estranhos
Filme: Branca de Neve e os Sete Anões
Roteiro: A bruxa disfarçada de velhinha oferece uma maçã envenenada a Branca de Neve, enquanto os sete anões estavam no trabalho.
Lição: O conselho que Mamãe sempre Recomenda! Vale para vários aspectos da vida, não só a comida. A fábula ilustra os riscos da sedução. Nem sempre o que parece apetitoso é saudável – e isso vale para romances, trabalho, lazer, amizades...

mestre
Como transformar adolescentes rebeldes em jovens responsáveis 
Filme: Ao mestre com carinho
Roteiro: Um jovem engenheiro desempregado aceita o trabalho de professor num subúrbio de Londres, onde encontra alunos indisciplinados.
Lição: Confrontado com a rebeldia, Mark Thackeray (Sidney Poitier) desiste de ensinar-lhes a matéria e passa a dar aulas de comportamento e postura, demonstrando que não há progresso sem atitudes positivas. Usa leituras e incute neles orgulho de suas origens e opiniões, insistindo para que busquem seu caminho próprio. Inspira-os, em vez de tentar domá-los.

shrek
Quem vê cara não vê coração
Filme: Shrek
Roteiro: O ogro verde vê sua paz ameaçada quando o governante de Duloc, Lord Farquaad, expulsa todas as criaturas mágicas para o pântano onde mora. Shrek então se vê forçado a buscar a mulher dos sonhos de Farquaad, a princesa Fiona, que vivia adormecida num castelo protegido por um dragão.
Lição: Shrek é feio, mas tem o coração puro. E a princesa, que também era meio ogro sem saber, escolhe ficar com ele.

baba_quase_perfeita
Como conquistar seus filhos 
Filme: Uma babá quase perfeita
Roteiro: Daniel (Robin Williams) se divorcia e perde o contato diário com os filhos. Decide, então, se passar por babá para ficar mais perto deles.
Lição: Como pai, Daniel era meio irresponsável. Ao assumir o disfarce de babá, teve de agir como alguém que impõe limites aos filhos. Acabou ganhando o respeito deles.

naufrago
O valor da amizade
Filme: O náufrago
Roteiro: O funcionário da FedEx Chuck Noland (Tom Hanks), náufrago em uma ilha, desenvolve uma relação de amizade com uma bola de vôlei furada, que ele trata como senhor Wilson.
Lição: Um amigo é um amigo. Ninguém vive sozinho. Nem que seja uma bola! O importante é cultivar uma relação verdadeira.

se_eu_fosse_vc
Como entender sua mulher – ou seu marido

Filme: Se eu fosse você (1 e 2) 

Roteiro: O casal Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Glória Pires) tem uma grande discussão. No dia seguinte, eles acordam com os corpos trocados.
Lição: Não existe essa mágica. Mas colocar-se no lugar do outro ajuda a entender como ele (ela) pensa, sente, age. E cria uma relação de mais respeito.

eramos_reis
Como vencer um adversário imbatível 
Filme: Quando éramos reis
Roteiro: O filme mostra a preparação de Muhammad Ali para enfrentar o então campeão do mundo de boxe, o superforte George Foreman, no Zaire, em 1974.
Lição: Se você acredita em si mesmo com toda a sua força, pode fazer o mundo acreditar na sua capacidade de vencer, não importa o tamanho do problema que você terá que lutar, torne-o menor que você!

300
Um grupo unido vira um exército
Filme: 300
Roteiro: 300 soldados, bem comandados e motivados vencem uma batalha contra um exército de milhares.
Lição: A força de um grupo é maior que a soma das partes. Ao formar um círculo fechado, protegido pelos escudos de todos, os alvos se tornam uma carapaça intransponível. É desse grupo coeso que, de vez em quando, sai um golpe individual – para em seguida voltar à proteção do grupo. Fora do campo de batalha, vale a transposição do ensinamento: para aproveitar a força do grupo, é preciso ter disciplina de grupo.

brian
Otimismo demais é idiotice 
Filme: A vida de Brian
Roteiro: Brian, o menino nascido no mesmo dia que Jesus, é crucificado junto a seus comparsas em uma paródia hilariante do Novo Testamento, do grupo Monty Python.
Lição: Se você está sendo crucificado e, a seu lado, alguém canta “Sempre olhe o lado bom da vida”, esse alguém é um idiota.

poderoso_chefao
Como conquistar o respeito
Filme: O poderoso chefão
Roteiro: O primeiro filme da série, inteiro, mostra como Don Corleone (Marlon Brando) comanda uma família mafiosa.
Lição: Um bom líder segue alguns princípios: lealdade a quem lhe é leal; tratar de forma diferente pessoas diferentes; ouvir mais do que falar; manter sua palavra, sempre; considerar todos os impactos de suas ações, nas diversas áreas; e lembrar que as razões de negócio se sobrepõem às paixões (e à vingança), mesmo nos assuntos mais cruciais, de vida e morte.

A vida é melhor do que parece 
Filme: Tudo pode dar certo
Roteiro: Boris (Larry David) é um gênio pessimista e ranzinza. Ao tentar o suicídio pela segunda vez, cai em cima de uma mulher – por quem se apaixona.
Lição: Como em vários filmes recentes de Woody Allen, o recado é: racionalmente, a vida não tem sentido. Mas a realidade insiste em nos presentear com momentos de graça, amor, ternura, amizade, alegria. Aproveite!

2 comentários:

  1. Marcinha, minha linda!
    A lista é ótima e realmente tem muito filme bom que nos mostra grandes lições de vida! Sabe que esses dias estava assistindo um filme e já veio um tema para um post...rsrsrs...São tantos assuntos discutidos, alguns inclusive que nem gostamos de aceitar ou enxergar... Bem, como adoro cinema, ficaria neste papo gostoso um tempão...
    Grande beijo, minha amiga querida!
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Sou admiradora de longas... Aqui em casa, dizem que vivo "Hollywood". Talvez, porque vivencio cada cena, encarno a personagem que mais me identifico e me emociono sempre. Levo os exemplos para a vida real e defendo meus pontos de vista em relação ao tema.
    Da lista de sua postagem, o que mais me sensibiliza é "Ao Mestre com Carinho", porque é atualíssimo e "O Náufrago", que mostra o lado doloroso da solidão e sua superação.
    Obrigada por compartilhar, Márcia.
    Meu carinhoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger