Ser novo com cada nova madrugada... | Mamãe Recomenda

15 de setembro de 2010

Ser novo com cada nova madrugada...

Odeio acordar cedo. Minha sogra nunca perde a oportunidade de dar aquela cutucada típica de sogra:"Desculpe, ligar às 9 da manhã, sei que é muito cedo para você!". Como se todos os filhos, que tenho, não obrigassem meu corpo a sair da cama antes do meu espírito!
dormir
Miss Milly
O fato é que funciono muito melhor depois das 10. Já me senti culpada, mas Fernando Pessoa também sofria desse mal. Faço minhas as palavras dele:"Eu de dia sou nulo, de noite sou eu."
Mesmo sabendo dos benefícios de ir para a cama cedo, meu corpo e mente parecem estar muito mais em sintonia à noite. Tentar dormir, enquanto minhas idéias estão à pleno vapor, é uma verdadeira tortura!
Nicolae Negura - Cucubaou's
Em busca de uma boa desculpa para convencer minha sogra de que não sou preguiçosa e o Mário de que eu não tenho um amante noturno, fui pesquisar o que ocorre com as pessoas, que como eu e o Fernando Pessoa, não são tão produtivas de dia quanto são à noite, conhecidas como vespertinas. Quem sente maior disposição pela manhã, são as matutinas. Os estudos sobre assunto levam a crer, que pessoas vespertinas possuem o ritmo circadiano com cerca de 25 horas ou mais. O ritmo circadiano, como o nome já diz, refere-se ao período de um dia, cerca de aproximadamente 24 horas, no qual se baseia todo ciclo biológico de qualquer ser vivo. O termo foi extendido, pois algumas pesquisas  demonstraram, que esses ritmos estão também relacionados às marés, ao ciclo lunar e também à dinâmica climática da Terra através das correntes eólicas e marítimas. Dessa forma, a dinâmica circadiana não se reduz a uma questão fisiológica, mas também a uma conjuntura astronômica, geológica e ecológica. 
Nicolae Negura - Cucubaou's
"(...)Apagar tudo do quadro de um dia para o outro, ser novo com cada nova madrugada, numa revirgindade perpetua da emoção - isto, e só isto, vale a pena ser ou ter, para ser ou ter o  que imperfeitamente somos (...)" Fernando Pessoa

Muitos amigos blogueiros e navegadores da internet, irão se identificar com essa situação. A ciência afirma, que desde que o ser humano conheceu o fogo e sua luz, nosso ritmo mudou, já que o ciclo biológico seria regido pela luz. A cada século, seguindo a progressão dos avanços tecnológicos, os seres humanos foram diminuindo o número de horas de sono. A luz do computador é melhor que um Redbull! Só que além da luz, outros fatores também influenciam nosso ritmo, o tal  "Zeitegeber" - palavra alemã usada para nomear a sincronização do funcionamento do corpo com o ambiente.

Nicolae Negura - Cucubaou's
A culpada dessa coisa toda é a glândula Pineal, também chamada de Terceiro Olho pelos místicos. Ela é ativada pela luz, e controla os vários bioritmos do corpo. Ela trabalha em harmonia com o hipotálamo que governa as sensações físicas de fome, sede, desejo sexual e o relógio biológico que determina nosso processo de envelhecimento. O filósofo René Descartes afirmou que nessa glândula se situa a alma humana. Ela seria como uma antena, pois tem na sua constituição cristais de apatita, que vibram conforme as ondas eletromagnéticas. Isso explicaria a regulação do ciclo menstrual conforme as fases da lua, ou a orientação de uma andorinha em suas migrações. No ser humano, seria capaz de interagir com outras áreas do cérebro como o córtex cerebral, por exemplo, que seria capaz de decodificar essas informações. Já nos outros animais, essa interação seria menos desenvolvida. Esta teoria pretende explicar fenômenos paranormais como a clarividência, a telepatia e a mediunidade. Nas crianças ela é maior e começa a diminuir no início da puberdade, o que sugere inclusive, a melhora ou até a cura de casos de epilepsia na infância, a partir desse período.
Nicolae Negura - Cucubaou's
Essas áreas comandam todo o funcionamento do nosso corpo. Até a noção do tempo pode ser influenciado pelo nosso metabolismo. Quando estamos com febre, a cada grau, nossa sensação de tempo é 10% mais rápida. Por exemplo, com 40 graus, 30 segundos parecem 1 minuto completo. Por isso que, embora a manhã e a tarde durem o mesmo número de horas, como nossa temperatura se eleva durante o dia, temos a impressão que as tardes são mais longas que as manhãs. E se você, como eu, acha que o tempo está passando mais depressa, essa sensação é devido ao aquecimento global!

John Jude Palencar
Algumas doenças também são regidas pelos nossos ciclos. A maioria dos ataques cardíacos ocorrem pela manhã! Já foi provado também, que se extirpado o câncer de mama durante a primeira metade do ciclo menstrual da mulher, a probabilidade dele retornar é de 37%, enquanto na segunda é de 25%. Desta forma, até a eficácia de algumas drogas depende da hora do dia, que são administradas.

Richard Hess
Enfim, tirando minha empolgação com as curiosidades e misticismos da biologia, o fato é que cada pessoa tem o seu ritmo, que provalvelmente é herdado geneticamente. Meu pai, por exemplo, é músico, e desde a juventude passava as noites em claro tocando em bares. Meus filhos também seguem essa tendência, é uma guerra colocá-los cedo na cama! O que é péssimo, pois o hormônio do crescimento só funciona à noite. 

Cindy Revell
Então, meus queridos insônes, tirando as preocupações do cotidiano, que tiram o sono de qualquer criatura, você não é culpado por não conseguir ir para a cama antes do Jô ou daqueles programas eróticos. O Fernando Pessoa, que também se martirizava pelas noites bem acordadas, se tivesse acesso ao Google, poderia escrever sossegado! Assim sendo, por mais que eu tente, minha querida Pineal é a culpada pelas altas horas longe da cama! Algumas rugas que me surgem, certamente são resultantes dos telefonemas da minha sogra...

Kathy Ostman-Magnusen

"Agir é repousar" - Fernando Pessoa

5 comentários:

  1. Muito boa a sua matéria.... poucas pessoas sabem destas influências.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  2. Bom dia flor do dia !
    Mas que interessantíssimo estes texto, eu não sabia de praticamente nada disso !
    É bom saber que minha lertagia matutina tem diversas explicações e não é só preguiça !!
    Excelente !
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  3. Marcinha, minha linda!
    Nossa...me vi e muito nesse seu post! Eu sou uma pessoa que funciona, pensa e se sente melhor à noite!Já me questionei muito sobre isso, mas hoje (ainda mais agora) vejo que é o meu jeito e procuro tirar o melhor disso. Como eu digo aqui, à noite tenho paz e silêncio. Consigo escutar as batidas do meu coração e aí me embalo nesse ritmo!
    Querida, linda explanação. Adorei!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Ah... amiga notívaga, eu, ao contrário de você, só funciono de manhã! Certa época de minha vida tive um turno de trabalho que me fazia ficar até 23hs, era uma tortura!
    No entanto, compreendo você perfeitamente, porque meu filho não consegue levantar cedo também, e ele já está bem grandinho. Tanto, que o apelido dele entre amigos é Noturno.
    Eu, por vezes, me vejo no mundo virtual até a hora da carruagem da Cinderela virar abóbora, mas caio de sono em cima do notebook... rs
    Gostei da postagem!
    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcia!
    Me identifiquei muito com seu texto, pois também tenho "uma certa dificuldade" em levantar de manhã!
    Foi bom lê-la, acho que agora posso me sentir menos culpado, menos "criminoso", enfim uma pessoa normal - porém que gosta de "apreciar um pouco mais a cama"!
    Bjs!
    Rike.
    P.s.: desculpe pela demora em respondê-la e visitá-la, à partir de agora estarei mais presente!

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger