Reflexões sobre a Palmada Educativa | Mamãe Recomenda

6 de maio de 2010

Reflexões sobre a Palmada Educativa

Hoje eu tive um episódio muito propício para umas boas palmadas. Confesso que a vontade foi grande, mas como usei minha terapia, descrita no post anterior, me controlei. Mas, sou a favor da palmada educativa, aquela em que a criança descobre, que fez algo tão errado, que ela pode não entender o conceito, mas sabe que se doeu foi ruim mesmo! Existem situações, que exigem um ato mais incisivo!
Essa matéria da Isto É discute esse castigo mais antigo, que andar pra frente!


Palmada não

Em 24 países, existem leis contra o tapa nas nádegas. No Brasil, bater em nome da disciplina divide opiniões

Claudia Jordão
Para uns, algo inconcebível na relação familiar, uma maneira arcaica de ensinar. Para outros, uma alternativa legítima dos pais, um método de educar os filhos, livre de danos físicos ou psicológicos. Poucos assuntos geram tanta controvérsia quanto dar ou não palmadas em crianças como forma de puni-las e mostrar o certo e o errado. Prova disso é um referendo nacional que ocorreu há duas semanas, na Nova Zelândia. Há dois anos, o país tornou a palmada crime. Além do tapa nas nádegas, outras formas de agressão - ditas brandas - contra crianças e adolescentes, como beliscões, chacoalhões e puxões de orelha, passaram a render ao agressor (em quase 90% dos casos, pais ou mães) o pagamento de multas, o encaminhamento a programas de reabilitação e até mesmo à prisão. A punição máxima é de seis meses de cadeia. Leis contra a palmada existem em 24 países (leia quadro), mas a da Nova Zelândia é a mais severa. O país possui um dos índices mais altos de violência contra menores entre as nações desenvolvidas.
Os opositores da lei querem derrubá-la a qualquer custo e defendem que "bons pais", que espalmam seus filhos de vez em quando "por amor", não podem ser colocados no mesmo balaio daqueles que espancam. A indignação virou um abaixo-assinado contra a lei e resultou em um plebiscito com a seguinte pergunta: "A palmada como parte de uma punição apropriada por parte dos pais deve ser considerada crime na Nova Zelândia?" Metade da população participou e 87,6% votaram contra a lei. A última palavra é do primeiro-ministro. John Key, porém, já avisou: a legislação continuará em vigor. Mas, agora, haverá cuidado extra para que não haja punições injustas.

No Brasil, o assunto também divide opiniões. O designer gráfico Flávio Evangelista, 39 anos, e sua mulher, a administradora Keila, 32, são contra qualquer tipo de agressão física. O casal é pai de Pietro, de 2 anos, e é conhecido na escola do menino pela facilidade em dialogar com ele. "Tive uma educação severa, mas só apanhei uma vez do meu pai", diz Evangelista. "Não desejo a nenhum ser humano o que senti." Há os que acreditam na eficácia das palmadas em determinadas situações.
O professor de filosofia Dante Donatelli, 45 anos, autor do livro "A Vida em Família - As Novas Formas de Tirania" e pai de cinco filhos, entre 10 e 25 anos, defende que, dos 3 aos 10, as crianças não são capazes de entender os argumentos paternos. "Qualquer pai que vê seu filho debruçado sobre a varanda não diz 'sai daí, meu lindo'", exemplifica. "Ele fica louco." Em casos como esse, Dante afirma que os pais devem deitar a criança sobre os joelhos e espalmar as nádegas. Para ele, só assim a criança entenderá a gravidade da situação. Dante, no entanto, diz que repudia qualquer outro tipo de agressão.
Está aí, na linha tênue que divide a agressão branda da grave, a raiz do problema. "É ilusão achar que quem dá palmadas hoje não vai bater mais forte amanhã", diz o psicólogo Cristiano Longo, autor de uma tese de doutorado sobre violência doméstica contra menores pela Universidade de São Paulo (USP). A publicitária Valdirene Andreotti, 31 anos, é exemplo de quem acha palmada pouco. Mãe de Gabriel, de três anos e meio, ela relata que bateu em três ocasiões no filho e seu marido, em uma. Apenas uma vez deu palmada, nas outras duas agrediu com um cinto - na primeira vez, Gabriel tinha pouco mais de um ano.






Na ocasião, ela falava ao telefone, ele fazia birra, ela o repreendeu e ele urinou de propósito no sofá. "Foram cintadas que ele não esquece, nunca mais fez aquilo", conta ela, que mantém um cinto no carro para qualquer eventualidade. Na opinião da publicitária, as palmadas são ineficientes. "Elas deixam a criança sem-vergonha." Valdirene não tem a aprovação da sogra nem de seu pai na maneira de educar o menino. "Digo a eles que o filho é meu e que sei que, esgotado o diálogo, essa é a melhor maneira de ensiná-lo." Mas, mesmo convicta de suas posições, a publicitária chegou a chorar depois de bater em Gabriel.
Dar ou não palmadas? Nem todos estão certos sobre como agir. O assunto é discutido em consultórios e escolas, muitas das quais promovem palestras com especialistas sobre o tema. Há psicólogos que defendem a chinelada. Ela seria menos traumática do que a palmada, porque a criança não relacionaria a mão que a afaga com a que a agride. Mas a maioria condena qualquer forma de agressão.
O psicólogo Cristiano Longo é um deles: "Explico que ela até pode surtir efeito imediato, porque a criança para de fazer aquilo na hora, mas não traz resultados duradouros." Segundo ele, a criança passa a agir conforme o esperado porque teme o agressor, não porque aprendeu a lição. E, com o tempo, tende a se "acostumar" aos tapas, o que pode minar ainda mais a intenção de disciplinar. Pesquisas têm demonstrado também que esse tipo de comportamento, além de não surtir efeitos disciplinares práticos, contribui para o distanciamento familiar, o medo, a insegurança e a baixa autoestima das crianças.
A agressão contra menores é mais comum do que se pensa. Por se tratar de uma questão cultural e até religiosa - há católicos e evangélicos que se apoiam em passagens bíblicas para justificar as "palmadas educativas" -, mesmo pais esclarecidos não abrem mão do artifício. Nas classes média e alta é uma prática mais silenciosa do que na periferia, onde as famílias são maiores e os espaços, menores. A boa notícia é que ela é cada vez mais rejeitada. Hoje, não é raro pessoas intervirem quando testemunham agressões públicas. Essa importante mudança de comportamento do brasileiro começou no início da década de 1990, com a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que protege os menores dos maus-tratos e agressões.
A lei é ampla, mas as palmadas podem ser enquadradas nela. A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) propôs, em 2003, um projeto de lei específico sobre o tema, proibindo as diferentes formas de castigo físico (leia quadro). "Nossa intenção não é punir os pais, é educá-los", diz ela. Como há três anos a proposta está parada na Câmara, a deputada trabalha, agora, em um novo projeto de lei no qual o foco não será o termo "palmada", mas "castigo físico". Assim, espera angariar mais simpatizantes para a causa.
Atualmente, além do ECA, cabe à Constituição e aos códigos Civil e Penal regulamentarem as relações familiares - nesse quesito entram os castigos físicos. Na prática, o pai que dá "palmadas educativas" pode ser chamado à Justiça para uma conversa com assistentes sociais e psicólogos. Quando a agressão é mais severa, ele pode perder a guarda da criança e responder criminalmente. A pena varia muito, mas, se for configurada tentativa de homicídio, ultrapassa 20 anos de prisão.
A definição de branda, moderada e grave depende da interpretação do juiz. O desembargador Antônio Carlos Malheiros lamenta que grande parte das denúncias de agressão contra menores só aconteça quando os casos são muito graves. "Infelizmente, a maioria das histórias que chegam à Justiça é de espancamentos", diz ele. "Se casos de agressões ditas brandas fossem denunciadas, poderíamos evitar o pior."

Você pode ler mais sobre esse polêmico assunto:



4 comentários:

  1. Antes foi a vara agora a palmadada.
    Penso que a palmada intimida a criança a não fazer o que não deve. O ensino verbal serve para ensinar a criança a fazer o que é certo e a palmada para corrigir quando a criança faz algo errado. Creio que estes elementos são neceessário para uma boa disciplina,quando a criança merece.
    Todos nós somos sabedores que a vida é uma vara á nos corrigir constantemente.
    Todos erramos e as crianças erram também.
    Somos todos crianças e estamos sempre apanhando com varas da vida,e como é dolorido,mas é para o nosso próprio bem. As novas leis podem livrar a criança da vara e da palmada,mas não vão poder impedir as varadas da vida quando elas estiverem adultas.
    Dependendo da criança e da familha,nem ensino,nem vara,nem palmada vai torna-la uma pessoa melhor ou perfeita para o futuro.
    Mas isto é o melhor que os pais tem a fazer e o resto a vida por si só se encarregará.

    O QUE RETEM A VARA ABORRECE A SEU FILHO,MAS O QUE AMA,CEDO O DISCIPLINARÁ. provérbios 13:24

    SABE,POREM,ISTO:NOS ULTIMOS DIAS SOBREVIRÃO TEMPOS DIFICEIS;POIS OS HOMENS SERÃO EGOISTAS,AVARENTOS,JACTANCIOSOS,ARROGANTES,BLASFEMADORES,DESOBEDIENTES AOS PAIS,INGRATOS,IRREVERENTES. 2timóteo 3:1

    Este é o retrato do homem nestes ultimos dias e os pais devem ficar atento para que seus filhos não seja um deles. Obeservem essas novas leis se trarão bons resultados.

    ResponderExcluir
  2. Vejo as pessoas falando sou contra isso ou aquilo eu sou contra a viloencia, mas entendo também não sou obrigada a suportar crianças extremamente sem sem disciplina (educação), as pessoas nao levam em consideraçao o fator, que cada criança age de uma forma, umas sao super obdientes, outras o oposto... e muitos pais nao tem a menor vocaçao para educar, porque quando dizemos "não" é "nao" e pronto, agora nao adianta dizer não, passou 5 minutos e tudo está bem, a criança volta a praticar os mesmos atos, acho que a maniera de educar antiga tem muitas coisa boas, as pessoas tinham muito mais respeito pelos pais e pelos outros, essa modernidade total está trazendo graves consequencias, hoje temos filhos agredindo pais tanto fisicamente como verbalmente, etc.... entao eu pergunto será que os pais dessas crianças apenas conversaram? acredito que sim pois as pessoas nao conhecem os seus limites, porque seus responsaveis nao souberam ou nao quiseram mostrar.... Acho que certo conceitos tem que serem revistos.... Espancar nunca jamais!!!! mas saber se impor e dizer não todos os pais tem que saber disso.....
    Há todos esquecem um fator ( antigamento era se um tempo, hoje sao outros, em fim nao foi o mundo que mudou e sim as pessoas que se acham donas do saber)....... Quem não sabe ouvir um não quando criança, não saberá ouvir da vida, e o que o rapaz acima falou é certo!!!!

    ResponderExcluir
  3. I'd like to find out more? I'd like to find out sοme aԁdіtiοnal informаtion.


    Mу webρаge ... www.chinaclassifiedz.com

    ResponderExcluir
  4. What's up, its nice piece of writing concerning media print, we all be familiar with media is a fantastic source of facts.

    Look into my blog post ... CREARE UN SITO Come Creare Un Sito Come si crea un sito

    ResponderExcluir

Um blog não é nada sem o seu comentário! Participe!

Siga também!

Licença Creative CommonsProtected by Copyscape Online Plagiarism Finder Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Uptime for Mamae Recomenda: Last 30 days
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger